Sistema de controle de estoque: confira 5 benefícios!

Um sistema de controle de estoque, a princípio, parece ser algo simples e trivial para uma empresa, mas não é! Uma estratégia desse segmento pode ter muito mais vantagens do que apenas auxiliar na gestão de entrada e saída dos artigos do seu negócio.

Quer ficar informado sobre o assunto? Então, confira benefícios que muitas vezes não são levados em conta quando se trata desse tipo de sistema e descubra como ele pode fazer a diferença no seu empreendimento!

1. Automatização de processos

O controle de estoque tem uma grande participação nos processos de uma empresa varejista que possui bom volume de vendas. E, se esse controle for manual, as informações podem não apresentar a fluidez necessária e a produtividade talvez não seja a melhor possível.

Com um bom sistema de controle, diversos processos manuais ficam automatizados, dando mais agilidade e assertividade no fluxo de informações, minimizando erros e ajudando sua organização a crescer!

2. Integração com e-commerce

Quando uma empresa realiza vendas presencialmente e pela internet, um bom sistema de controle de estoque pode fazer a diferença. Aplicações alinhadas com as expectativas e necessidades do modelo de negócio ajudam muito neste tipo de integração, permitindo que o seu e-commerce e os pontos de venda presenciais possuam um controle integrado. Assim, não há a necessidade de duplicar informações e gerenciar dois depósitos diferentes.

E lembre-se: o e-commerce vai muito além do que os seus usuários acessam!

3. Agilidade nos processos de logística

Quando uma compra é realizada, um dos fatores críticos para a satisfação do cliente é a entrega. Um bom sistema de controle de estoque é um excelente aliado da logística de sua empresa e centros de distribuições.

A facilidade de acesso a informações de produtos em estoque facilita a logística das vendas quando é necessário localizar um produto dentro de um centro de distribuição ou até mesmo para verificar em qual centro ele se encontra — se a organização possuir mais de um.

Para que tudo fique cada vez mais ágil, seu negócio ainda pode contar com um bom sistema de logística.

4. Monitoramento pró-ativo de itens

O controle manual do estoque pode atrasar processos e decisões — como o momento ideal de repor um produto ou até para conferir a quantidade atual em depósito. O monitoramento pró-ativo permite que essas informações estejam disponíveis a qualquer momento, além de poder disparar alertas sobre os níveis de cada item e, até mesmo, sobre o melhor período para realizar a reposição, baseando-se em indicadores, como: histórico de preços e prazos de fornecedores.

5. Informações mais acessíveis

Implementar um sistema de controle de estoque faz com que uma ampla variedade de informações e dados sobre os produtos estejam disponíveis a qualquer momento para os gestores. Identificar os artigos mais vendidos, quais os períodos de maior e menor saída e outras informações auxiliam na tomada de decisões.

Como vimos, um sistema de controle de estoque pode ter mais benefícios do que se imaginava! De mais agilidade aos processos até suporte para tomada decisões, esse serviço possui vantagens que, muitas vezes, passam despercebidas.

Gostou do artigo? Então, confira o nosso post sobre a importância da gestão de processos em um negócio!