Entenda como a automação de processos pode aumentar as suas vendas!

Se você procura uma maneira de aumentar a eficiência da sua força de trabalho ou formas de amplificar seu potencial de vendas, a automação de processos pode ser uma ajuda e tanto. Já ouviu falar em Sales Force Automation (SFA)? A automação da força de vendas é a técnica que emprega software especializado para automatizar as tarefas relativas a venda de produtos.

Essa definição é bastante sucinta e pode levantar algumas dúvidas, mas fique tranquilo. Neste artigo você vai compreender o que SFA significa e como a automação de processos pode aumentar suas vendas!

O que é Sales Force Automation?

Quando você se pergunta o que é Sales Force Automation, na verdade, está perguntando que ferramentas, técnicas e tecnologias uma empresa pode utilizar para tornar sua força de vendas tão eficiente e produtiva quanto possível. Inicialmente, SFA se referia a sistemas capazes de tornar o processo paperless para os representantes de vendas em campo, mas hoje, essa categoria de automação de processos é representada por um conjunto de soluções e abordagens que agregam eficiência aos negócios.

A automação da força de vendas são sistemas back end que gerenciam dados e conteúdo utilizado no processo de vendas, como listas de clientes, detalhes de leads e catálogos de produtos e preços. Além disso, SFA são as soluções móveis que tornam esses dados disponíveis para os representantes de vendas, e também ferramentas técnicas para monitorar e ajustar seu desempenho.

O que um software de automação de processos faz?

Seu software de automação pode, por exemplo, distribuir automaticamente um número específico de leads para seus vendedores, criar ordens de serviço e facilitar a comunicação entre a equipe. Pode, também, proporcionar insights detalhados com os resultados de cada vendedor e fazer o geo-rastreamento de suas atividades em campo. Há pouco que não possa ser automatizado a favor da eficiência.

Todos esses aspectos de um software de automação alavancam de alguma forma a obtenção de resultados, já que permitem que sua equipe se concentre cada vez mais no relacionamento com o cliente e menos nos processos que tornam uma venda possível.

As ferramentas que fazem mais sentido para o seu tipo particular de vendas variam muito, uma vez que os critérios de eficiência são diferentes em cada indústria.

Se seus representantes trabalham batendo de porta em porta, você pode otimizar seus resultados aumentando o número de chamados que eles conseguem atender num dia. Uma organização que venda relações comerciais de longo prazo, por sua vez, pode tornar o processo mais ágil e coletar mais informações em menos tempo. O melhor dos softwares de automação de vendas é que eles são altamente personalizáveis.

Quais são os benefícios de automatizar minha força de vendas?

Cada setor tem benefícios específicos a obter com a automação de processos, mas alguns deles são universais. Confira a seguir os principais benefícios na automação de processos.

1. Poupe tempo com automação de processos

Tarefas manuais levam tempo. Precisam ser executadas linearmente por seres humanos, propensos a erros e incapazes de manter os mais altos padrões de qualidade dia após dia. A automação reduz o número de tarefas que você e seus funcionários precisariam fazer manualmente.

Isso libera tempo para trabalhar em itens que adicionam valor genuíno para o negócio, permitindo que seus funcionários foquem em inovação e trabalhem mais motivados. A automação ainda permite que se faça, na mesma quantidade de tempo, muito mais.

Com o aumento da produtividade sua empresa não precisa ampliar a equipe de vendas para vender mais. Liberar seus vendedores de tarefas mundanas de apoio capacita-os a aumentar as chamadas de vendas!

2. Defina um padrão de qualidade e fluxos de trabalho claros para sua equipe

A automação só é possível por causa de fluxos de trabalho e de processos específicos, que são configurados com antecedência. Na hora de estabelecer esses fluxos de trabalho, sua empresa leva em consideração tanto as melhores práticas quanto o funcionamento atual das equipes.

Uma vez implementados, processos automatizados podem estabelecer consistência e eficiência em suas operações. São esses processos recorrentes e documentáveis que vão ajudá-lo a escalar, tornando mais fácil realizar um número maior de atividades num intervalo menor de tempo. Sua equipe pode focar em oferecer um excelente serviço ao cliente, por não precisar perder tempo pensando no processo em si.

Além disso, sistemas de gerência de relacionamento com clientes ajudam a eliminar fontes de insatisfação, como perguntas não respondidas ou queixas a respeito de uma ordem de serviço. Com um repositório centralizado de informações sobre cada cliente e integração com o suporte é possível aumentar os índices de satisfação de seu consumidor.

3. Obtenha maior visibilidade graças à automação

O sucesso empresarial sustentado depende do desenvolvimento e da implementação de uma estratégia superior. Manter sua vantagem competitiva exige que você monitore, avalie e modifique constantemente essa estratégia.

Os processos automatizados são controlados por fluxos de trabalho bem definidos, que operam consistentemente e com precisão dentro de uma linha de tempo. A automação fornece todos os requisitos de uma medição bem-sucedida e ajuda a prever com eficácia as vendas futuras.

4. Aumente a eficiência operacional

Eficiência é ser capaz de realizar algo com o mínimo desperdício de tempo e esforço. A automação de processos reduz o tempo que se leva para realizar uma tarefa, o esforço necessário para realizá-la e o custo de completá-la com êxito.

SFA torna mais fácil gerar orçamentos, fornecendo cotações em tempo real para seus clientes. Lembre-se que, quanto mais rápido um vendedor age, mais rápido ele pode fechar negócio, o que também é simplificado graças a automação de processos, que permite criar ordens de serviço com um clique.

5. Elimine o erro humano

Pessoas sempre cometerão erros ao trabalhar manualmente, especialmente quando a carga de trabalho é pesada. Um dos principais benefícios da automação de processos é que ela ajuda a reduzir o erro humano, fazendo verificações e realizando tarefas de alta qualidade, regularmente, nos bastidores.

Não há espaço para o erro humano durante os estágios do trabalho, porque ele é automatizado.

6. Reduza custos e tenha o máximo de informação em mãos

Tarefas manuais, uma vez que são executadas individualmente e numa taxa mais lenta do que a automação pode proporcionar, custam mais caro. Automatizar permite que sua empresa faça mais, utilizando menos recursos.

Aplicações móveis garantem que as informações do cliente estejam disponíveis em qualquer lugar e, como seu pessoal de vendas passa menos tempo no escritório e mais tempo no mundo real, poderá ter acesso instantâneo às informações de que precisa para fechar negócio.

Em resumo, a automação de processos agiliza o trabalho da equipe de vendas e torna tudo mais rápido, de ponta a ponta. Com o aumento da eficiência nas conversões e o esforço dedicado a atividades não essenciais reduzido, seu pessoal de vendas pode ser mais produtivo e lucrativo.

Conseguiu entender o que é automação de processos e como ela pode ser benéfica para sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Não se esqueça de deixar um comentário!