A produtividade da equipe precisa aumentar? Confira 5 ferramentas que podem ajudar!

Você chega na empresa, verifica a caixa de e-mails lotada, atende ao telefone, responde o fornecedor pelo WhatsApp, posta conteúdos nas redes sociais, verifica o status dos projetos no quadro da sala e, na hora do almoço, já está exausto!

O cenário parece familiar? Os profissionais são cada vez mais cobrados para aumentar a produtividade da equipe e a excelência de suas tarefas. Entretanto, diante de rotinas caóticas, o que acontece é justamente o contrário: perda de tempo e pouca produção.

Para melhorar esse cenário, conte com ferramentas tecnológicas e aplicativos para organizar e planejar melhor o tempo e as tarefas. Em um mundo em que os recursos mobile reinam, é preciso selecionar as que realmente farão a diferença na sua vida, sem poluir a memória de suas máquinas ou deixar a rotina ainda mais confusa.

Quer embarcar nessa e aumentar a produtividade da equipe de maneira prática e eficiente? Continue a leitura e conheça 5 exemplos que vão ajudar você!

1. Trello

Você tem uma rotina agitada e precisa acompanhar o andamento de grandes e pequenos projetos? O Trello é um aplicativo fácil de usar, feito na medida para pessoas que não têm muito tempo para lidar com complexos softwares de projetos.

Com uma interface simples e disponível para Android e iOS, ele permite que você reúna vários aplicativos em um só, acesse informações pelo celular ou desktop e verifique dados sincronizados em tempo real. E como você pode incluir os membros da equipe, o app realmente poupa tempo e otimiza os processos para todos.

Sua metodologia de cartões facilita as tarefas a serem realizadas, pois o visual é objetivo e deixa claro o status de cada tarefa. O Trello também oferece um painel de controle para gerenciar em grupo, contribuindo para o ganho de produtividade da equipe.

Além disso, o aplicativo pode ser usado com o Outlook, que enviará as novas tarefas por e-mail. Longe de ser cansativo, o Trello mostrará mais possibilidades conforme você for explorando e usando mais a ferramenta.

2. Evernote

Este é, definitivamente, um dos aplicativos mais conhecidos entre quem pretende aumentar a produtividade da equipe. Entretanto, muitos ainda são resistentes a ferramentas como o Evernote. Se você faz parte desse grupo, está na hora de mudar!

O Evernote é um app fácil de usar que permite que você registre pequenas notas, lembretes e endereços de referências. Ele é ideal para aquelas pessoas que vivem tendo ideias em todas as situações, mas nem sempre conseguem anotá-las a tempo.

Disponível para Windows, Android, iOS, Windows Phone, Mac, Firefox, Safari, Web, Blackberry e Sony Ericsson X Series, o Evernote tem uma versão gratuita e outra paga.

O app permite que você sincronize todas as informações e, então, as acesse pelo celular ou computador. Além disso, você ainda pode salvar áudios, fotos, textos e vídeos, além de conseguir compartilhar esses conteúdos com outras pessoas.

3. Google Drive

Não é à toa que a Google é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras.

Além do buscador mais revolucionário da web, ela também criou o Google Drive. Suas funcionalidades agilizarão sua vida e tornarão o dia a dia de toda a equipe muito mais produtivo. Além de guardar fotos e arquivos na nuvem, o Drive ainda permite editar documentos em equipe e compartilhar arquivos ou pastas por meio de links.

Disponível no desktop ou através de aplicativos para iOS e Android, o Google Drive tem funcionalidades gratuitas e outras pagas, como aplicações profissionais específicas para escolas, governos e empresas.

4. Buffer

Se você trabalha alimentando muitos canais de mídias sociais e nem sempre consegue se planejar para disponibilizar o conteúdo da melhor forma, precisa conhecer o Buffer. Essa ferramenta ajuda a aumentar a produtividade da equipe ao permitir que você agende seus posts na plataforma desejada e na hora certa, sem esquecimentos.

Com ele, você pode agendar posts no Twitter, no Facebook e no LinkedIn. Assim, é possível marcá-los para os horários de maior audiência e, dessa forma, aproveitar melhor as estratégias de redes sociais.

O Buffer também permite que você tenha acesso aos relatórios e métricas dessas páginas. Consequentemente, torna-se viável estruturar estratégias mais eficazes por meio das mídias sociais. Ele está disponível gratuitamente para Android e iOS.

5. Skype

Se não há tempo para reunir toda a equipe, é preciso usar as tecnologias disponíveis para realizar reuniões. Com o Skype, é possível se comunicar com uma ou mais pessoas que estejam em qualquer lugar do planeja — basta ter acesso à internet.

A ferramenta também permite que você ligue para telefones fixos de qualquer lugar do mundo, por meio da comunicação de voz, vídeo e também de texto. Com o fim das barreiras geográficas, o serviço é um achado em termos de economia de tempo e aumento de produtividade da equipe.

Se você quiser usar o Skype para ligar para celulares de todo o mundo, basta colocar créditos no valor desejado com o cartão de crédito. Fique atento apenas à validade dos créditos! O app está disponível para Android, iOS e desktop.

Viu só? Essas ferramentas vão ajudar muito a ganhar produtividade na equipe. Entretanto, destacamos que, para tanto, também é fundamental ter uma rotina que favoreça esse processo. Apps e sites são um auxílio, mas é necessário ter clareza mental e organizar o local de trabalho.

Uma rotina disciplinada e uma equipe disposta e aberta ao trabalho em conjunto são indispensáveis. Afinal, a tecnologia está ali, mas se você não fizer sua parte em relação à gestão do negócio, não haverá tecnologia capaz de contribuir.

Outro ponto essencial é saber detectar o problema para escolher a ferramenta certa. Se você perde tempo com problemas de comunicação, aja diretamente nesse ponto. Com dificuldades para gerir bem seus projetos? Então, o app de que você necessita é outro.

Para cada problema, há uma solução especifica e localizada. Não queira abraçar o mundo com um único app!

Pronto para aumentar a produtividade da sua equipe? Para mais dicas como essas, siga-nos no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro de todas as nossas novidades!