Portal da sua empresa, o que não pode faltar?

São vários os recursos e ferramentas que estão disponíveis na internet hoje para complementar o site ou portal da sua empresa. Para não se perder no meio delas, separamos alguns itens que podem ser considerados como fundamentais, independente do tamanho e do tipo da sua empresa.

Não se esqueça que o seu site é a identidade do seu negócio, portanto é imprescindível para atrair clientes, não importa qual seja o seu ramo. Conheça os recursos que não podem faltar no portal da sua empresa e faça bom uso deles!

 Invista no design do seu Portal

Você certamente já viu algum filme em que o protagonista resolve chamar um táxi e o carro que aparece é um estilizado, totalmente repleto de coisas. Enfeites balançam pendurados no retrovisor, uma cortina vermelha para bloquear o sol e um cachorrinho que fica balançando a cabeça, bem ao lado do taxímetro. Um verdadeiro excesso de conteúdo e recursos!

O visual do seu Portal é o primeiro ponto a ser pensado e é fácil entender o motivo. Um layout bonito vai causar uma ótima primeira impressão no visitante. Apesar do conceito de beleza ser algo bastante relativo, quando falamos de sites isso passa necessariamente por uma boa organização visual das informações.

É necessário priorizar as informações que serão apresentadas em cada uma das suas páginas e não sobrecarregar o visitante com excesso de textos, vídeos e imagens. Isso significa que você precisará de uma arquitetura da informação adequada ao objetivo do portal da empresa. Um bom trabalho nesse sentido vai evitar que o produto final se pareça com um táxi cheio de penduricalhos.

Empacote o conteúdo no seu Portal

Empacotar significa categorizar o seu conteúdo. Em termos de navegação, essa é uma ótima maneira de organizar a informação. Uma boa prática consiste em separar o seu conteúdo em categorias de cunho generalista e utilizar TAGs mais específicas em cada artigo ou post publicado.

Quando um leitor chega ao final de um texto, publicado dentro de uma categoria, ele poderá ver uma lista de outros textos recomendados. Essa lista pode ser organizada por meio das TAGs específicas, recomendando textos de diversas categorias e estimulando a navegação.

Vamos supor que sua empresa vende artigos esportivos e você produz conteúdo relacionado a isso. Seu Portal pode ter uma categoria de notícias chamada Esportes e uma outra Negócios. Uma notícia sobre o último jogo oficial do Ronaldo Fenômeno poderia ser publicada na categoria Esportes. Ao final do texto, por meio das TAGS, o Portal recomenda a leitura de uma outra notícia sobre o Ronaldo, mas na área de Negócios, dizendo que ele se tornou empresário. Isso resulta em mais pageviews para seu site.

Mantenha páginas que as pessoas estão acostumadas a procurar em um Portal

A internet faz parte da vida de muita gente já faz algum tempo. As pessoas estão acostumadas a visitar Portais de diferentes empresas e serviços. E em vários deles é possível encontrar uma série de páginas que possuem funções similares. Até mesmo os títulos dessas páginas costumam ser parecidos: “Sobre nós”, “Fale conosco”, “Política de Privacidade”, “Institucional”, “Cadastre-se”, “Localização”, etc.

Essa é uma linguagem que faz parte do imaginário online e as pessoas saberão exatamente o que irão encontrar ao clicar ali. Portanto, não queira ser criativo nesse ponto. Utilize a estrutura que é facilmente compreendida pelo visitante.

Seja claro ao informar o foco do seu Portal

O seu Portal tem como objetivo apresentar sua empresa e seus serviços. Na hora de explicar sobre seu trabalho para o possível cliente seja claro, direto, responsável e transparente. Pense em uma explicação geral sucinta, mas que seja interessante para capturar a atenção do visitante do seu portal. Depois, distribua informações como “Nossa missão”, “História”, “Equipe”.

Ofereça vários canais de comunicação diferentes no seu Portal

Uma das principais características da internet é a interatividade. Por isso o seu Portal precisa dar voz ao público. Ofereça uma gama variada de opções para que as pessoas possam utilizar esses canais da maneira que acharem melhor.  Listamos abaixo alguns dos recursos mais populares:

·      Área para comentários em textos;

·      E-mail para contato;

·      Formulário de contato;

·      Sistema de chat com representantes da sua empresa;

·      Fórum de debates.

Lembre-se de que não adianta muita coisa possuir um sistema de chat se os atendentes nunca estão online ou se não estão aptos para informar corretamente. Em todos os canais que você oferecer é preciso que haja retorno para o usuário. Quanto mais rápido for esse retorno, melhor.

Marque presença nas redes sociais

Redes como o Facebook e Twitter mostraram para todo o mundo o poder que a troca de informações entre as pessoas possui. Vários artistas e marcas foram alavancados nas redes sociais, sem falar em diversos outros tipos de movimentos que encontram nestas mídias um poderoso aliado.

É extremamente importante para sua empresa possuir uma presença organizada nas redes sociais. É possível fazer isso, basicamente, de duas formas.

 1 – Coloque seus links dentro das redes sociais

Uma maneira simples de colocar essa ideia em prática é oferecer, em todo o conteúdo do seu site, a opção dele ser compartilhado nas principais redes sociais. Desse modo, o próprio público irá alimentar essas redes com seus links, gerando visitas de qualidade para seu site, uma vez que são baseadas em recomendação.

Você também pode sugerir ao público, links para seu site. O que nos leva à segunda opção.

 2 – Mantenha páginas e perfis oficiais com conteúdo relevante

A segunda maneira consiste em marcar presença oficial nas redes, mas cuidado para o tiro não sair pela culatra. Não utilize esses canais somente para oferecer seus produtos e serviços. As redes sociais são um ótimo local para desenvolver marketing de relacionamento. Ofereça conteúdo relevante e mantenha uma frequência de publicação.

Cada mídia social possui uma característica particular, que pode ser uma qualidade técnica ou pode estar relacionada ao público que a frequenta. Isso é o que faz esse universo tão rico. Portanto, para marcar uma boa presença nesse universo não duplique o conteúdo de uma rede na outra. Procure diversificar suas ações nesse sentido.

Citamos os itens essenciais para que você tenha um Portal facilmente navegável, que atraia os interessados no que sua empresa oferece. Porém, vale lembrar que conforme o seu ramo de atuação, você precisa de funcionalidades específicas. Só não deixe de lado que é muito importante conciliar design, conteúdo e fazer com que as pessoas cheguem até você!