Terceirização de TI: quais as vantagens?

A evolução da tecnologia faz com que as empresas se apoiem cada vez mais nos recursos de TI para continuarem crescendo e se manterem competitivas. Essa evolução vem fazendo com que esse setor deixe de ser tratado como um custo obrigatório e se torne um pilar importante na gestão do negócio, deixando muitas vezes um dilema para os gestores: será que vale a pena manter um setor interno ou investir na terceirização de TI?

Manter um setor de TI interno em uma organização pode ter algumas vantagens como a proximidade com os usuários, por exemplo. Porém, outro fator importante na competitividade do mercado é o fato de as empresas conseguirem otimizar seus custos operacionais para ganhar agilidade e poder ofertar preços mais competitivos. E quando se fala em custo, a terceirização de TI ganha pontos importantes.

Neste artigo, vamos analisar 5 grandes vantagens para uma empresa ao terceirizar seu setor de TI, independentemente do porte ou do ramo de atuação. Confira!

1. Redução de custos

Quando se fala em terceirização de qualquer serviço, a redução de custos acaba sendo o fator mais lembrado, e na área de TI não é diferente.

Essa redução de custos na terceirização de TI é relevante, pois diferentemente de alguns setores de serviços — como limpeza e segurança —, é necessária a atuação de profissionais altamente capacitados e com conhecimento de alto valor agregado.

Se pararmos para analisar, quando falamos em TI, estamos falando de diversos tipos de serviços e conhecimentos diferentes: infraestrutura de redes, hardware, software, segurança, banco de dados, entre outros.

Manter uma equipe completa com profissionais capacitados em cada uma dessas áreas torna-se inviável para a maioria das empresas, que teria um custo altamente elevado nesse setor e não haveria demanda para consumir todo o tempo desses profissionais. Ao optar pela terceirização, a empresa paga apenas pelos serviços que forem utilizados de acordo com o tempo consumido de cada profissional.

Mesmo em grandes empresas, que teriam demanda de serviços em tempo integral para parte desses profissionais, o custo gerado com encargos sobre o salário dos colaboradores pode ser maior do que o investimento em uma equipe terceirizada. Além disso, quando há necessidade de férias ou um colaborador pede rescisão de contrato, a responsabilidade de reposição do profissional ficaria a cargo do fornecedor de TI, garantindo muito mais tranquilidade aos gestores da empresa contratante.

2. Equipe especializada e atualizada

Além de ter um custo altamente elevado, vimos que uma equipe de TI precisa de conhecimentos altamente especializados. Como a tecnologia evolui muito rápido, esses profissionais precisam estar em constante capacitação, fazendo cursos, treinamentos e certificações com frequência.

Essa capacitação também gera custos para empresa, que nem sempre consegue acompanhar essa evolução no ritmo que gostaria.

Como uma empresa especializada em terceirização de TI atende diversos clientes ao mesmo tempo, o investimento em capacitação é algo obrigatório, que inclusive já está incluso no planejamento de custos.

Isso faz com que o fornecedor mantenha sempre uma equipe especialista em cada área de atuação, que esteja sempre capacitada e atualizada com as mais novas tendências do mercado.

3. Redução de riscos para a empresa

Como mencionamos no início deste artigo, a evolução da tecnologia vem gerando uma série de benefícios para as empresas, que além de otimizarem seus negócios a nível operacional, vem usando os recursos de TI em soluções estratégicas para o negócio.

Porém, a maior demanda da tecnologia nas empresas também gera um aumento na dependência do negócio sobre seus recursos de TI. Atualmente, algumas horas com um serviço importante fora do ar, como um sistema de gestão, um site de e-commerce ou um servidor, pode gerar prejuízos incalculáveis para a organização.

A terceirização de TI também tem um papel importante na redução dos riscos que a tecnologia pode gerar em um negócio. Alguns serviços como monitoramento do ambiente, desenvolvimento de soluções personalizadas ou até mesmo um suporte dedicado podem ser fundamentais para identificar falhas antecipadamente ou garantir uma correção a tempo de evitar graves danos para a empresa.

Como uma empresa especializada na terceirização de TI já possui uma equipe altamente capacitada e processos bem definidos, existe uma garantia de minimização dos riscos de incidentes, além da redução do tempo e do aumento na qualidade na resolução dos problemas.

4. Agilidade nos processos

Muitos podem acreditar que, por se tratar de um serviço terceirizado, os processos podem não ser tão ágeis quanto manter uma equipe interna. Mas na verdade, esse ponto pode ser exatamente o contrário. Porém, é claro que isso depende do nível do fornecedor de TI que está prestando serviços para sua empresa.

Uma empresa especializada em serviços de TI deve trabalhar de acordo com as melhores práticas do mercado, seguindo as mais eficientes metodologias e recomendações para o setor. Ao seguir as boas práticas de TI, uma equipe terceirizada terá o ambiente tecnológico da sua empresa mapeado, documentação acessível e processos predefinidos para identificação e resolução de quaisquer incidentes.

Essa agilidade nos processos irá garantir um melhor desempenho dos recursos de TI, irá aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos sistemas, maior segurança da informação e oferecer mais qualidade nos serviços prestados aos usuários finais.

5. Garantia de prazos em contrato

Seguindo o raciocínio do tópico anterior, ao terceirizar os serviços de TI com um fornecedor sério e confiável, sua empresa pode estabelecer acordos de nível de serviço, conhecidos como SLA (Service Level Agreement).

Esses acordos podem ser estabelecidos em contrato, no qual o fornecedor se compromete a cumprir uma série de requisitos para atendimento dos serviços de TI, como por exemplo: tempo de resposta e resolução de um chamado, nível de certificação dos atendentes, etc.

Esses acordos garantem um mais comprometimento do fornecedor de serviços de TI, e gera muito mais tranquilidade para seus gestores e usuários quanto à garantia de disponibilidade dos recursos tecnológicos.

Com a busca incessante por melhores resultados e o aumento da competitividade do mercado, as empresas buscam cada vez mais maneiras de otimizar o orçamento sem perder a qualidade nos serviços.

A terceirização de TI é uma ótima opção para que a empresa possa cumprir com esses objetivos, permitindo que seus gestores não se preocupem mais com problemas operacionais da tecnologia e possam focar em ações estratégicas para o crescimento do seu negócio.

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