Os benefícios do outsourcing para PME’s

A utilização do outsourcing, ou seja, a contratação de mão de obra terceirizada pela sua empresa, pode ser bem vantajosa. Quando se tratam de pequenas e médias empresas( PMEs) os benefícios podem ser ainda maiores, ajudando-o a manter uma equipe enxuta e altamente produtiva.

A subcontratação de serviços deve ser utilizada, principalmente, em atividades-meio de uma empresa, como recrutamento de pessoal, desenvolvimento de um website, gestão da infraestrutura de TI. Outra opção, porém menos usada, é a possibilidade de terceirizar também profissionais para complementar a equipe de um projeto ou de um processo produtivo. Por isso, selecionamos os benefícios mais relevantes para a prática do outsourcing em PME´s. Confira como esta modalidade de contratação de serviços pode ser benéfica para a sua empresa:

Manter o foco no core bussiness

Qual o foco do seu negócio? Voltar os seus esforços para este e terceirizar processos que não são da especialidade do seu quadro de funcionários contribui com a produtividade dos seus colaboradores e com a qualidade da demanda de serviços. Por isso, considere a contratação de uma empresa especializada sempre que necessário, fazendo com que as suas preocupações sejam direcionadas ao que o seu negócio realmente precisa para crescer, seja o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e serviços ou as vendas deste.

Redução de custos com folha de pagamento

A gente conhece bem os custos de uma contratação pela CLT no Brasil. Os encargos são altíssimos tanto para contratar, quanto para manter e até mesmo dispensar um funcionário que não apresenta o resultado esperado, além de você ter que arcar com o salário e benefícios de um colaborador.

Com o outsourcing as responsabilidades destes pagamentos ficam a cargo da empresa contratada. Você paga para a empresa o valor contratado, seja por horas de projeto ou período, e recebe um profissional qualificado para executar a demanda.

Redução de custos com adequação de infraestrutura

Além das despesas da contratação de um profissional, você precisa de infraestrutura para recebê-lo, como espaço físico e uma máquina adequada às necessidades dele para executar o projeto.

 Ao terceirizar a prestação de um determinado serviço, você tem a opção de não alocar o profissional em sua empresa. Vocês podem se encontrar em reuniões de acompanhamento do projeto e a execução deste pode ser remota, na empresa contratada, por exemplo.

Transferência de responsabilidades dos projetos

Com o outsourcing você trabalha com a prestação de serviços assegurados em contrato. São definidas as necessidades do projeto, o que deve ser entregue, a previsão de horas de trabalho, bem como os valores adicionais caso estas sejam ultrapassadas, prazos, a contratação de um profissional adequado a estas necessidades, a segurança da informação, dentre outros itens. Ou seja, você não precisa se responsabilizar ou se preocupar com a execução do projeto em si, apenas gerenciar o que está sendo feito para direcionar o profissional, mas as responsabilidades são transferidas para a empresa escolhida e asseguradas em contrato. O não cumprimento pode ocasionar o ressarcimento dos danos.

Por isto, dê uma atenção especial ao contrato para certificar-se que todas as necessidades do projeto foram discriminadas de forma clara para ambos os envolvidos e as penalidades para o não cumprimento de algum destes itens. Tenha na empresa prestadora de serviços uma parceira de negócios

Entrega de serviços dentro do prazo estipulado

Ao designar um serviço a um dos profissionais do seu quadro de funcionários, podem acontecer imprevistos, como a necessidade de resolver alguma inconsistência no produto, tirando o foco do desenvolvimento de um projeto e, consequentemente, atrasando esta entrega.

Ao optar pelo outsourcing você não precisa se preocupar com isto, visto que o prazo de entrega também foi estipulado em contrato e passa a ser de responsabilidade da empresa contratada. Como o profissional alocado para o desenvolvimento deste serviço tem a responsabilidade exclusiva deste projeto, as suas preocupações em relação a entrega são reduzidas.

Vínculo por empreitada no outsourcing

A contratação com o outsourcing é para atender a uma demanda específica, ou seja, você não precisará manter um profissional em sua folha de pagamento na expectativa de conseguir um novo projeto para alocá-lo ou se preocupar com processos seletivos e demissões ao fim da empreitada.

Utilização da expertise da empresa contratada

Empresas que trabalham com a prestação de serviços outsourcing podem agregar ao seu projeto a expertise adquirida no mercado, pois trabalham com projetos diversificados. Por isso, podem agregar o know-how adquirido no mercado para complementar o seu projeto, diferentemente de um funcionário habituado ao seu negócio.

Os benefícios do outsourcing despertaram o seu interesse? Faça uma análise dos serviços que podem ser terceirizados e busque empresas especializadas para atender a demanda da sua empresa. Se você já pratica esta modalidade de contratação de serviços não se esqueça de dividir com a gente nos comentários outros benefícios constatados em sua experiência!