O que preciso para alocar um time de outsourcing em minha empresa?

As empresas têm buscado cada vez mais a terceirização de suas atividades de apoio, ou outsourcing. Essa solução é útil para reduzir custos, aumentar a produtividade e deixar seus profissionais livres para focar no core business.

O crescimento da computação em nuvem tem contribuído para essa prática. Além disso, para muitas organizações, a área de TI não é crítica e pode ser terceirizada.

Mas, muitas vezes, o outsourcing não se restringe apenas à entrega da tarefa para um parceiro à espera de um produto final. Equipes inteiras podem ser alocadas no cliente para a prestação do serviço com mais proximidade e personalização, uma prática comum no desenvolvimento de softwares. Quando isso acontece, as empresas devem estar atentas para que a presença desses profissionais seja proveitosa e possa trazer os melhores resultados possíveis.

Saiba o que você precisa fazer para que a alocação de um time de outsourcing em sua empresa seja bem-sucedida:

Procure um bom parceiro

Para evitar surpresas logo no início do projeto, procure fornecedores que sejam capazes de atender aos requisitos estabelecidos. Filtre as empresas com boa reputação no mercado, que compartilham de valores similares e que demonstrem perfil para trabalho em equipe.

Além disso, é fundamental que seu fornecedor esteja com as finanças em dia, respeite a legislação e garanta uma boa prestação de serviços ao longo de todo o projeto.

Promova o alinhamento

É bem provável que a equipe de outsourcing tenha contato direto e constante com algum profissional ou departamento da sua empresa. Desta forma, estimule a sinergia entre esses profissionais para que o respeito e a confiança mútua sejam estabelecidos logo no início. Isso irá garantir que as atenções sejam voltadas para os resultados e não para eventuais problemas de relacionamento.

Alguns profissionais terceirizados podem se comprometer mais ao se sentirem parte integrante do projeto e da estratégia da empresa em que estão atuando. Por isso, faça questão de apresentar a empresa à equipe de outsourcing, explicitar seus princípios e valores e a cultura organizacional. Lembre-se que poucos minutos de treinamento no início podem economizar tempo e recursos preciosos mais adiante.

Os projetos de desenvolvimento de software sempre envolvem algumas dificuldades e obstáculos que devem ser superados. Nesses momentos, um bom fluxo de trabalho é fundamental, por isso não hesite em fazer contatos pontuais ou reuniões com os membros das equipes internas e de outsourcing sempre que necessário.

De olho no que importa

Ao delegar um projeto a uma equipe de outsourcing, é fundamental saber tudo aquilo que se espera do parceiro.

Estabeleça quais resultados devem ser alcançados para que as atividades possam ser gerenciadas de perto por meio de indicadores. Somente assim será possível cobrar o fornecedor quando as coisas não estiverem indo como esperado ou conseguir solucionar problemas quando surgirem. Esse acompanhamento pode ser feito por um profissional da sua equipe ou por um departamento que esteja relacionado ao projeto.

Além disso, é fundamental contar com um bom contrato de prestação de serviços que estabeleça critérios básicos como estrutura de trabalho, entregas esperadas, prazos, preço, forma de pagamento, entre outros. Os contratos também devem estabelecer níveis de desempenho que são monitorados por indicadores pactuados entre ambas as partes.

Garanta um ambiente adequado

Para evitar que o outsourcing gere mais problemas do que soluções, é importante que as necessidades do fornecedor sejam atendidas logo no início do projeto. Pode parecer mentira, mas muitas empresas não alcançam sucesso em suas iniciativas por não disponibilizarem a infraestrutura necessária para que o profissional da empresa parceira desenvolva seu trabalho.

É indispensável garantir o acesso a uma estação de trabalho adequada e aos sistemas e informações necessários para o desenvolvimento do software. Caso contrário, o valioso tempo da equipe de outsourcing poderá ser desperdiçado somente com a tarefa de conseguir uma estrutura ideal para o trabalho.

Não são apenas recursos físicos que sua empresa precisará para alocar um time de outsourcing. A equipe terceirizada deve conhecer o seu processo de trabalho para que ela e seus funcionários colaborem para o desenvolvimento de um bom trabalho.