Erros mais comuns de quem tenta criar o site da própria empresa

Colocar um site no ar é uma tarefa que pode levar poucos minutos em algumas ferramentas oferecidas na internet. No entanto, lançar e manter um website que contribua para os objetivos estratégicos da empresa e que atenda às expectativas de seus usuários é um pouco mais complicado e exige níveis superiores de conhecimento e habilidade.

Caso o site de sua empresa seja capaz de satisfazer as necessidades dos visitantes, isso poderá se traduzir em milhares de oportunidades para o seu negócio.

Para aprender com a experiência de outras organizações e saber como desenvolver um bom website, conheça os erros mais comuns de quem tenta criar o site da própria empresa:

Design inadequado

O site de sua empresa é, em vários casos, a porta de entrada dos clientes na busca por produtos e serviços. Ainda assim, algumas empresas cometem erros desenvolvendo websites que não têm a ver com seu negócio, exagerando na criatividade quando precisariam ser sóbrias ou se limitando ao básico quando deveriam ter ousadia.

A melhor opção para evitar essa armadilha é contratar um profissional ou uma empresa especialista para a elaboração de um design agradável e adequado para o seu site. Somente assim você poderá contar com cores equilibradas, uma boa disposição de elementos visuais e textuais e um alinhamento com as principais tendências de mercado.

Navegação problemática

A navegação precária pode ser o principal motivo para o abandono de um site pelos internautas. Elementos distribuídos de forma desordenada ou de difícil localização e acesso podem irritar até mesmo os usuários mais experientes. Além disso, caso o site seja lento ou apresente dificuldades de acesso em determinados navegadores e dispositivos móveis, é bem provável que grande parte dos internautas desistam de encontrar a informação que estavam procurando.

Por isso, é primordial que a navegação em todas as páginas seja clara, lógica e intuitiva, não somente para os colaboradores da empresa, mas também para seus clientes.

Conteúdo mal gerenciado

Com certeza você já passou pela situação de entrar no site de uma empresa e encontrar uma informação que não é atualizada há vários anos ou um link que direciona para uma página em construção. Bem desagradável, não é mesmo? Mas esse erro ainda é cometido por muitas organizações em seus websites.

Para fugir dessa gafe, é necessário buscar e disponibilizar informações que sejam úteis para os clientes e sempre mantê-las atualizadas. Informações sobre a história da empresa, seus produtos e serviços, membros da equipe, entre outras, se aplicam para qualquer tipo de atividade econômica. Além disso, também vale falar sobre assuntos que tenham algo a ver com o negócio da empresa, mesmo que não estejam diretamente relacionados aos produtos e serviços oferecidos.

Publicar imagens fora de resolução

Um site que não envolva nenhum dos erros citados acima ainda pode gerar resultados negativos caso a resolução das imagens não sejam adequadas para a internet.

Muitas empresas ainda cometem deslizes quando o assunto é publicar fotos, desenhos e ilustrações. Se a resolução da imagem estiver muito baixa, seu conteúdo poderá ser distorcido, prejudicando o visual do site e o entendimento das informações. Caso a resolução esteja muito alta, a imagem poderá ficar com o tamanho inadequado para exibição na página ou tornar a navegação mais lenta.

Não interagir

Com a presença cada vez maior das redes sociais no dia a dia dos internautas, as empresas estão buscando mais interatividade para compreender as necessidades dos consumidores e melhorar seus resultados. Websites estáticos, que não possibilitem a interação com os usuários, poderão ficar algumas voltas para trás na intensa corrida das empresas na internet.

Esse erro ocorre quando a empresa não disponibiliza informações básicas de contato ou possui erros em páginas de cadastro. Outro equívoco comum é não criar um link entre o site e as redes sociais da empresa, caso elas existam, inviabilizando o diálogo com os internautas.

Construir um site invisível

As ferramentas de busca já estão presentes no cotidiano dos internautas. O Google, por exemplo, recebe mais de 70 bilhões de acessos em seu site somente em um dia! Já pensou nas oportunidades para as empresas que aparecem nas primeiras posições dos resultados de busca?

Um grande erro cometido pelas empresas que desenvolvem seus próprios websites é não trabalhar ações para melhor posicioná-lo na exibição dos resultados de busca, deixando que os concorrentes apareçam como as primeiras opções para os consumidores.

Pequenos erros no site da empresa fazem toda a diferença na percepção das visitantes. Portanto, conte com a ajuda de profissionais para criar um site nota dez!