Erros comuns em Outsourcing de Projetos de Software

  • A importância do gerenciamento back end para seu e-commerce   shutterstock_128521253 Como o CRM trabalha para a fidelização de clientes?   shutterstock_122783047 Dúvidas mais comuns sobre ERP na nuvem   shutterstock_136563191 5 tendências dos softwares para empresas   shutterstock_122419999 ERP sem mistérios   shutterstock_128837956 Definindo seu software: o que são requisitos funcionais e não funcionais?  Previous Next shutterstock_108630809 A importância do gerenciamento back end para seu e-commerce  admin/ Desenvolvimento/ Deixe um comentário/ 2022/	 1 Uma boa plataforma de e-commerce pode ser o diferencial da sua loja online. Existem diversos sistemas disponíveis no mercado, mas como saber reconhecer a qualidade e as fraquezas dessas plataformas? Uma Continuar lendo → shutterstock_128521253 Como o CRM trabalha para a fidelização de clientes?  admin/ CRM/ Deixe um comentário/ 3545/	 3 O mercado fica mais competitivo a cada dia que passa e a fidelização dos clientes é uma alternativa inteligente para manter os negócios. Para ter sucesso nesta tarefa, uma ferramenta se Continuar lendo → shutterstock_122783047 Dúvidas mais comuns sobre ERP na nuvem  admin/ ERP/ Deixe um comentário/ 2841/	 1 A computação na nuvem cresce rapidamente a cada ano. Como consequência dessa expansão, vários serviços foram adaptados para operar nesse sistema. Até algum tempo atrás rodar softwares de gestão em servidores Continuar lendo → shutterstock_136563191 5 tendências dos softwares para empresas  admin/ Outsourcing/ Deixe um comentário/ 2677/	 1 As empresas que visam crescer devem melhorar os processos de trabalho de uma forma geral, abrangendo todos os setores, e utilizar as ferramentas certas para isso: os softwares. Mas o que Continuar lendo → shutterstock_122419999 ERP sem mistérios  admin/ ERP/ Deixe um comentário/ 1513/	 2 Sua empresa decidiu que irá implementar um sistema de controle e planejamento empresarial, o ERP, para crescer com segurança diante de um mercado competitivo e instável. Não há  dúvidas de que Continuar lendo → shutterstock_128837956 Definindo seu software: o que são requisitos funcionais e não funcionais?  admin/ Desenvolvimento/ Deixe um comentário/ 73406/	 23 A construção de um software, na maioria das vezes, é a união de várias fases de desenvolvimento não apenas técnico, mas de planejamento e estratégia. Saber o que é fundamental, baseado Continuar lendo → shutterstock_120454465 Como garantir a segurança de dados nos softwares desenvolvidos para minha empresa?  admin/ Desenvolvimento/ Deixe um comentário/ 1634/	 0 A tecnologia da informação tem democratizado a tecnologia como um todo nos últimos anos. Muitos softwares que antes eram exclusivos de grandes empresa e que custavam muito dinheiro hoje estão acessíveis Continuar lendo → shutterstock_128428937 O que preciso para alocar um time de outsourcing em minha empresa?  admin/ Outsourcing/ Deixe um comentário/ 945/	 0 As empresas têm buscado cada vez mais a terceirização de suas atividades de apoio, ou outsourcing. Essa solução é útil para reduzir custos, aumentar a produtividade e deixar seus profissionais livres Continuar lendo → shutterstock_127585253 Por que automatizar é importante para crescer?  admin/ Outsourcing/ Deixe um comentário/ 4651/	 3 A gestão e a operação de uma empresa dependem muito da maneira como o empresário otimiza os processos envolvidos. Dessa forma, quanto maior o nível de automatização, maior será a profissionalização Continuar lendo → shutterstock_120390298 Como softwares de logística otimizam o trabalho na sua empresa  admin/ Desenvolvimento/ Deixe um comentário/ 1823/	 0 Desempenhar as atividades relacionadas à logística não é fácil. Afinal, ela envolve o gerenciamento de todos os recursos de uma empresa, sejam estes financeiros ou materiais. A logística interfere na produção, Continuar lendo → shutterstock_85711637 O que são os bugs nos softwares?  admin/ Desenvolvimento/ Deixe um comentário/ 1233/	 1 Todas as pessoas que usam computadores no dia-a-dia já se depararam com um. O bug, palavra em inglês que significa inseto, é um erro ou falha no código de um software Continuar lendo → shutterstock_128428937 Como resolver problemas com o time de outsourcing  admin/ Outsourcing/ Deixe um comentário/ 670/	 0 Mesmo sendo uma prática muito vantajosa, a adoção do outsourcing pode gerar alguns problemas devido à falta de conhecimento sobre o modelo de trabalho. Você está tendo problemas com o time Continuar lendo → shutterstock_114185056 O que você precisa saber sobre manutenção de softwares  admin/ Desenvolvimento/ Deixe um comentário/ 1239/	 0 Com todo o perdão da comparação, fabricar um software é como fabricar um carro. Existem diversos processos e diferentes tipos de profissionais envolvidos. Para um carro começar a ser produzido, é Continuar lendo → Erros mais comuns de quem tenta criar o site da própria empresa  admin/ Outsourcing/ Deixe um comentário/ 703/	 0 Colocar um site no ar é uma tarefa que pode levar poucos minutos em algumas ferramentas oferecidas na internet. No entanto, lançar e manter um website que contribua para os objetivos Continuar lendo → shutterstock_100979218 10 itens que não podem faltar na sua plataforma ecommerce  admin/ Outsourcing/ Deixe um comentário/ 1065/	 0 Você já deve ter visto vários anúncios pela internet dizendo algo do tipo: “Abra sua loja virtual e ganhe dinheiro sem sair de casa.” Se fosse tão simples assim, todos seríamos Continuar lendo → Três questões que o fabricante de software deve responder  admin/ Outsourcing/ Deixe um comentário/ 443/	 0 No espaço de uma década, a tecnologia da informação tomou conta de praticamente todos os departamentos de uma empresa. Criando uma demanda muito grande para softwares de todos os tipos. Essa Continuar lendo → shutterstock_115928452 Vantagens de softwares personalizados  admin/ Desenvolvimento/ Deixe um comentário/ 1921/	 0 A escolha de um novo software para uma empresa pode ser a diferença entre lucro e prejuízo em toda a operação. Isso porque, hoje em dia, todas as ações básicas de Continuar lendo → shutterstock_98114123 Outsourcing no Brasil versus no Exterior, qual escolher?  admin/ Outsourcing/ Deixe um comentário/ 1320/	 0 Compromisso com a qualidade, preço, reputação e localização. Esses são os pontos fundamentais citados pelas empresas no momento de oferecer o outsourcing, nome pomposo para a nossa bem conhecida terceirização. Continuar lendo → shutterstock_111954200 Portal da sua empresa, o que não pode faltar?  admin/ Portal/ Deixe um comentário/ 1168/	 0 São vários os recursos e ferramentas que estão disponíveis na internet hoje para complementar o site ou portal da sua empresa. Para não se perder no meio delas, separamos alguns itens Continuar lendo → shutterstock_107480315 ERP, é cedo demais para eu ter um na minha empresa?  admin/ ERP/ Deixe um comentário/ 902/	 0 Os Enterprise Resource Planning (ERP), em português também conhecido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG) são sistemas de tecnologia da informação (TI) responsáveis por integrar os dados de Continuar lendo → Portal corporativo, como planejar Portal corporativo, como planejar e desenvolver um com sucesso?  admin/ Portal/ Deixe um comentário/ 1418/	 0 Acesso ao e-mail corporativo, pedidos e orçamentos de clientes, chat online, banco de dados, notícias do dia, download e upload de arquivos; tudo isso disponível para seus funcionários em uma única Continuar lendo → shutterstock_83137081 Software de CRM, as vantagens de criar o seu próprio  admin/ CRM/ Deixe um comentário/ 2558/	 1 Colocar o cliente como foco principal dos negócios é o que o CRM (Customer Relationship Management) se propõe a realizar quando aplicado em uma empresa. Basicamente, ele é uma estratégia de Continuar lendo → CRM, 8 erros comuns e como evitá-los ou repará-los  admin/ CRM/ Deixe um comentário/ 1043/	 0 Se você está no processo de escolher um novo sistema de Customer Relationship Management (CRM), pronto para instalar um ou simplesmente tentando aproveitar ao máximo o seu sistema de CRM já Continuar lendo → Intranet corporativa, importância e benefícios Intranet corporativa, importância e benefícios  admin/ Uncategorized/ Deixe um comentário/ 5492/	 2 A intranet é um portal da empresa com acesso permitido somente aos seus funcionários. Ela é semelhante a um site da web e usa protocolos da internet, mas é uma rede Continuar lendo → Sistema ERP, coisas para se ter em mente ao escolher um Sistema ERP, coisas para se ter em mente ao escolher um  admin/ ERP/ Deixe um comentário/ 987/	 0 A escolha e a compra de um Sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial) pode se tornar uma batalha para as empresas. Se você não Continuar lendo → RFP, como fazer uma para compra de software RFP, como fazer uma para compra de software?  admin/ Concorrências/ Deixe um comentário/ 1949/	 1 Você identificou um problema – muito papel, falta de documentos essenciais, RH muito lento, CRM que perde informações pelo caminho – e determinou que o melhor meio de resolver esse problema Continuar lendo → Provedor de Intranet, coisas para se ter em mente ao escolher um Provedor de Intranet, coisas para se ter em mente ao escolher um  admin/ Intranet/ Deixe um comentário/ 1029/	 0 A comunicação é um ponto fundamental em qualquer empresa. Equipes que possuem a comunicação alinhada conseguem melhores resultados e produzem mais. Uma intranet bem estruturada pode padronizar a comunicação interna e Continuar lendo → Intranet, as vantagens de criar a sua própria. Intranet, as vantagens de criar a sua própria.  admin/ Intranet/ Deixe um comentário/ 1392/	 1 Em alguns casos, uma boa intranet pode se transformar em um diferencial competitivo para sua empresa. A agilidade que ela oferece para os processos internos pode ajudar na conquista e retenção Continuar lendo → Erros comuns em Outsourcing de Projetos de Software Erros comuns em Outsourcing de Projetos de Software

Outsourcing

Do inglês, terceirização, outsourcing é a contratação de terceiros para executar algum tipo de processo interno em uma empresa. Muito popular nos Estados Unidos na virada do século 21, é uma prática comum e deve ser analisada com cuidado, já que gera impactos diretos na cultura da empresa.

A terceirização pode oferecer maior flexibilidade e controle do orçamento para algum projeto ou processo que precise ser executado. Isso se deve ao fato de que a empresa só vai gastar com isso no momento que precisar. Não há necessidade de manter um time sob aviso para executar tal tarefa. Além disso, é comum que todo o trabalho seja feito remotamente e entregue digitalmente, diminuindo os custos e maximizando os lucros da empresa contratante.

Porém, é preciso ter alguns cuidados ao trabalhar com outsourcing. Por ser uma prática comum, há alguns erros comuns em outsourcing muito conhecidos e que, mesmo assim, algumas empresas teimam em repetir.

Terceirizar processos fundamentais

Muitas empresas, para economizar, terceirizam partes fundamentais do seu negócio, ou seja, aquelas que estão diretamente ligadas ao seu cliente, como serviços de software ou mesmo de atendimento. Isso é um erros comuns em outsourcing porque, em geral, empresas de outsourcing não repassam para o cliente o que os usuários estão, por assim dizer, sentindo. Com isso, o empresário acaba se blindando de um feedback real para melhorar seu produto ou serviço.

Terceirize apenas processos que não estão em contato direto com o cliente ou que não sejam tão fundamentais para saúde da sua empresa.

Superestimar redução de custos é um dos Erros comuns em Outsourcing

Outsourcing nem sempre reduz tanto os custos e o tempo envolvido quanto você imagina. Na verdade, estima-se que a economia fique entre 20 e 30% do valor que você gastaria fazendo no próprio trabalho. Talvez, se você tiver uma equipe própria para a mesma função, acompanhando e medindo de perto diariamente, terá resultados melhores do que terceirizando para um time remoto.

Não fornecer orientação é um dos Erros comuns em Outsourcing

Terceirizar faz mais sentido quando o processo pode ser bem definido através de diretrizes, procedimentos e regras. Nos Erros comuns em Outsourcing um deles é que muitas empresas gastam muito pouco tempo pensando nisso e acabam criando regras muito abrangentes. Em geral, a dica é criar o dobro de regras e procedimentos para projetos terceirizados do que se fossem feitos na sua própria empresa. Na maioria das empresas, muitas orientações e práticas não estão escritas. Mas quando você terceirizar algum serviço tudo precisa estar em contrato.

Terceirizar vários processos de uma vez é um dos Erros comuns em Outsourcing

É tentador terceirizar o maior número de processos da sua empresa. Seja pelo tempo ou pelo custo, este é um erro comum entre empresários. Imagine o processo de terceirização como um casamento, onde você precisa passar pelo namoro e pelo noivado antes de colocar a aliança. Faça alguns testes, comece com processos pequenos, veja se você se adapta à forma como os resultados serão entregues. Se tudo for bem, aumente o ritmo devagar para não cair nos outros erros comuns em outsourcing

Não medir os resultados é mais um dos Erros comuns em Outsourcing

Você é capaz de medir tudo dentro da sua empresa, da pontualidade dos funcionários ao crescimento das vendas. Com processos de terceirização não pode ser diferente. Determine, antes de contratar, como você irá medir o desempenho do seu novo parceiro. Converse com outros clientes do mesmo fornecedor e descubra se ele é pontual nas entregas ou se costuma atrasar. Tenha um plano B caso ele não cumpra o combinado.

Confiar todo o trabalho a um único colaborador é um dos Erros comuns em Outsourcing

Você tem apenas um vendedor ou apenas um fornecedor na sua empresa? Claro que não. Trate a terceirização da mesma maneira. Um dos maiores erros dos empresários é não estar preparado caso seu parceiro de terceirização saia inesperadamente do negócio. Ou se, em algum ponto, haja picos de trabalho e a empresa não consegue dar conta. Novamente, nesses caso, pense em uma saída.

Para evitar qualquer imprevisto, recomenda-se contratar um time de outsourcing que tenha referências e procure o serviço antecipadamente. Dessa forma, se o serviço que você necessita for complexo e precisar de ajustes, você terá tempo para buscar outras alternativas para aprimorá-lo ou refazê-lo se a terceirização falhar.

Não ter um contrato bem definido também é um dos Erros comuns em Outsourcing

Todo acordo de terceirização deve conter critérios de desligamento: uma das parte deixa de cumprir as normas, a incapacidade de manter o serviço em alto nível ou, simplesmente, quando o acordo já não vale mais a pena em termos de redução de tempo e custos. Dessa forma, é importante deixar claro em contrato quais penas ou multas cada parte terá que arcar em caso de quebro de acordo.

Terceirizar pode ser muito vantajoso para empresas cujos processos estão bem definidos. Trará economia de tempo e dinheiro. Porém, é fundamental que o empresário tome alguns cuidados para não perder o controle da operação, colocando sua própria empresa em risco de quebra. Assim como qualquer outro projeto, planejar antes de sair contratando serviços de terceiros, se torna fundamental.