Como resolver problemas com o time de outsourcing

Mesmo sendo uma prática muito vantajosa, a adoção do outsourcing pode gerar alguns problemas devido à falta de conhecimento sobre o modelo de trabalho.

Você está tendo problemas com o time de outsourcing? Separamos as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos empresários que optam por trabalham com funcionários terceirizados e maneiras eficazes para resolvê-las.

Desconhecimento da forma de trabalho do time de outsourcing

A empresa contratante deve conhecer bem a mão de obra terceirizada por meio de pesquisas, indicações e conversas diretas. Pergunte ao responsável pelo time de outsourcing como sua ideia pode ser executada, como vocês podem construir as metas, estipular prazos e quais serão os valores.

Assim feito, é hora de elaborar um contrato. Exponha de forma clara cada item que foi acertado, detalhes importantes como prazo de entrega, deveres e direitos de ambas as empresas, tempo de contrato, defina os valores e o que acontecerá em caso de quebra de compromisso.

Se seu acordo com a empresa de outsourcing deixou de lado alguns detalhes que impedem a realização de um bom trabalho, a solução é convocar uma reunião e estabelecer os itens que faltam. Lembre-se de que um projeto feito com excelência é aquele que foi bem planejado!

Metas que não são cumpridas

As metas devem ser cumpridas de acordo com o que foi planejado. Se está ocorrendo falta de compromisso, entregas sem detalhes importantes e agilidade da equipe externa, tente descobrir o quanto antes os motivos pelos quais as metas não são cumpridas dentro do prazo e de forma adequada.

Converse com cada colaborador, ouça o que eles têm a dizer. É possível que haja pessoas do time sobrecarregadas, tentando cumprir tarefas impossíveis de serem feitas em um período curto. Outra possibilidade é que a equipe tenha recebido poucas informações de como executar o trabalho e desconheça as prioridades. É um grande erro deixar tudo sob a responsabilidade do time de outsourcing. Afinal, o trabalho está sendo realizado para sua empresa, portanto o direcionamento é seu.

Falta de reuniões em períodos menores

Quando há erros de comunicação, muitos projetos acabam sendo desviados do objetivo. Para evitar esse tipo de situação, as reuniões devem ser periódicas e o mais indicado é que ocorram semanalmente. Um acompanhamento detalhado permite que as metas sejam cumpridas e averiguadas.

Reuniões garantem a participação dos envolvidos nos projetos e são úteis para descobrir como melhorar e corrigir itens no trabalho, bem como remodelar o que for necessário.

Falta de entrosamento entre o time de outsourcing e a equipe interna

Para um trabalho bem feito e com resultados positivos, é preciso colaboração das equipes. O projeto não será bem executado se os seus colaboradores internos não se disporem a ajudar os funcionários terceirizados quando necessário. Podem ocorrer situações nas quais a sua equipe pode sugerir pontos e complementar alguma atividade.

Antes de iniciar um trabalho com um time de outsourcing instrua a sua equipe interna sobre as tarefas e como eles poderão ajudar. Se o time externo estiver alocado na sua empresa, também é importante fomentar a integração e unir as equipes para criar um ambiente saudável.

Conhecer a empresa e o time de outsourcing, orientar bem a equipe para o cumprimento de metas e integrá-la ao seu corpo de funcionários são medidas que fazem com que o trabalho terceirizado alcance os objetivos.

Quais as melhores formas de resolver os problemas com o time de outsourcing?