Intranet, as vantagens de criar a sua própria.

Em alguns casos, uma boa intranet pode se transformar em um diferencial competitivo para sua empresa. A agilidade que ela oferece para os processos internos pode ajudar na conquista e retenção de clientes, além de reduzir custos de impressão e telefonia, por exemplo. Mas para que a intranet seja um investimento eficiente, é preciso saber o que ela pode oferecer para a sua empresa. A seguir, separamos alguns dos benefícios que as intranets oferecem.

Otimização de processos num Intranet

 Há quem ainda tenha em mente aquele conceito de que a intranet é uma espécie de mural virtual do RH. Isso está errado. Atualmente existem inúmeros recursos que podem ajudar em diversos departamentos da companhia.

Imagine que sua empresa tenha um grande projeto pela frente. Serão dias e dias de um trabalho árduo em equipe. Para que as metas do projeto sejam cumpridas, os membros do time precisam estar em harmonia e saber exatamente o andamento do trabalho dos colegas.

Uma situação desse tipo exige reuniões periódicas para avaliar as conquistas e compartilhar informações de trabalho. Contudo, um volume excessivo de reuniões pode sobrecarregar a equipe. Muitas dessas informações cairiam muito bem em um ambiente colaborativo, o qual poderia ser consultado e atualizado a qualquer momento pelos funcionários sem que eles precisassem se deslocar ou interromper as tarefas de outras pessoas.

A intranet oferece esse ambiente. Se for bem estruturada, ela pode otimizar vários processos reduzindo o custo operacional da empresa e aumentando sua eficiência.

Sistema flexível e compatível com as suas necessidades para a Intranet

 Para que os resultados comecem a aparecer, é preciso ter um sistema bem adaptado às necessidades do seu negócio. Atualmente, existem dezenas de ferramentas colaborativas que podem ser utilizadas dentro de uma intranet.

Escolha as ferramentas ideais para a sua empresa. Defina os conteúdos de acordo com o organograma. Ao estipular níveis de acesso para os usuários, é possível distribuir as informações de acordo com as funções que eles desempenham na sua companhia. Além de evitar as falhas na comunicação entre a equipe, isso ajuda na organização do sistema. Portanto, a intranet ajuda a otimizar os processos e ainda pode oferecer uma visão geral e em tempo real do andamento dos projetos.

Capacidade de integração entre diferentes plataformas com a Intranet

 Imagine que o dono de uma rede de farmácias compre um sistema para gerenciar os caixas. Computadores novos, com a última versão do sistema operacional. Contudo, o gerenciamento do estoque no centro de distribuição é feito por outro sistema, mais antigo e desatualizado. Certamente ocorrerão problemas de comunicação, o que afeta o desempenho da empresa.

A intranet não sofre com esse tipo de problema. Todas as intranets são desenvolvidas sobre os mesmos protocolos e padrões de comunicação da internet. Elas rodam em navegadores de internet e por isso podem ser acessadas de qualquer dispositivo que consiga executar um navegador. Não importa se a farmácia tem uma versão do sistema operacional e o estoque tem outro, ambos serão capazes de receber informações pela intranet.

Mais agilidade na resolução de problemas de comunicação via Intranet

 Uma outra grande vantagem de possuir uma intranet própria, é que ela ajuda a solucionar de modo muito rápido alguns problemas de comunicação corporativa. Para superar uma crise, por exemplo, é preciso fazer com que todos os funcionários recebam as mesmas informações dos líderes da companhia, em um discurso claro e unificado.

Se um barco precisa fugir de uma tormenta que se aproxima, todos os marinheiros devem remar para o mesmo lado. Com uma intranet, os líderes da empresa poderão gerenciar melhor a crise orientando de maneira homogênea e constante os colaboradores.

Inserção de uma cultura de colaboração com a Intranet

 Nos dias de hoje, a internet já se popularizou e faz parte da vida de milhões de pessoas. Ao contrário do que acontecia no passado, utilizar uma intranet é um processo bastante intuitivo. Ela deixou de ser uma nova ferramenta e passou a ser a extensão de algo que as pessoas já conhecem.

Implantar uma Intranet estimula a difusão de uma cultura de colaboração na empresa. Os funcionários já estão acostumados em compartilhar e publicar informações, pois muitos já fazem isso em redes sociais e blogs. Trazer essa cultura para dentro da empresa é extremamente benéfico.

Potencializa a aprendizagem com a Intranet

 A intranet pode abrigar diversos tipos de conteúdo: textos, fotos, vídeos, aúdio, apresentações, planilhas, documentos e outros formatos. Esse universo de informação pode ser utilizado para aprimorar os treinamentos corporativos.

Há empresas que desenvolvem áreas de treinamentos específicas em suas intranets e dão a possibilidade do funcionário acessar de onde ele estiver (extranet). Programas de desenvolvimento profissional e planos de carreira levam em consideração os treinamentos feitos pelo sistema. Desse modo, a intranet ajuda a ampliar o conhecimento dos colaboradores, melhorando seu desempenho no dia-a-dia.

Criar sua própria intranet, além de todas as vantagens já citadas, torna o seu plano de comunicação mais eficaz porque ele é totalmente adequado ao que o seu negócio precisa. Dessa forma, você otimiza diversos processos no seu negócio.