Site, o que você precisa para desenvolver um para sua empresa

É unânime a ideia de que todas as empresas precisam de algum tipo de presença online. Claro que nenhum empresário é obrigado a ter uma plataforma completa, mas um site com a descrição da empresa, localização e contatos é o mínimo que se espera hoje em dia, tempo em que um grande número de pessoas estão conectadas.

Não faltam na internet ferramentas que ajudam as empresas a terem seu próprios sites sem muita dificuldade ou custos. Na verdade, mesmo sem nenhum conhecimento técnico é possível construir um website em poucos minutos, com poucos cliques.

Mesmo com as melhores ferramentas disponíveis, é preciso ter alguns cuidados quando decidir desenvolver o site da sua empresa. Cuidados básicos que garantirão que você tenha não apenas um espaço na internet, mas uma verdadeira vitrine dos seus produtos ou serviços:

Saiba se comunicar 

Mais importante quanto a tecnologia por trás de um site, está o conteúdo e a mensagem que se deseja passar com ele. Portanto, duas coisas são fundamentais antes de começar a criar um site: saber qual é o seu público e passar a mensagem correta para ele.

O público que você quer atingir é o mesmo que entra na sua empresa, ou seja, é o seu cliente. Se os seus clientes são donas de casa ou grandes empresários, você precisa de um site que se comunique na “língua” deles.

Após definir seu público, defina qual mensagem você quer passar. Você quer que eles saibam seu endereço? Que conheçam seu produto? Quer apresentar uma grande inovação? A partir disso você entenderá o que precisa de maior destaque no seu site.

Apareça nas buscas

Se o seu público é bem definido e sua mensagem é clara, agora você precisa fazer com que um encontre o outro. Isso significa que você precisa estar visível nos mecanismos de busca, como Google e Bing. Para isso é importante que o seu site possua todas as metatags que os motores de busca reconhecem, como description e keywords. O Panda, nome do motor de busca do Google, não dá muita atenção para as keywords listadas no seu site, mas sim para o número de links que apontam para ele.

Conseguir mais links é uma tarefa difícil, além de ser orgânica e demorada. A maneira mais fácil de se alcançar esse objetivo é através da criação de conteúdo, como um blog. Você também pode optar por pagar por anúncios e estar sempre na primeira página das buscas.

Seja acessível

Vamos pensar em acessibilidade de duas formas, uma online e outra offline. A forma online de se estar acessível é criar um site que seja responsivo, ou seja, independente do meio que o seu cliente se conectar ao seu site, ele será bem visualizado. Por exemplo, com o crescimento dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, é comum que muito do tráfego venha deles. Dessa forma, ter um site adaptado a essas diferentes telas é fundamental para a sua empresa.

A outra forma de se estar acessível é offline. Através do seu site é obrigatório que o cliente encontre várias maneiras de entrar em contato com a sua empresa. Para isso, mantenha em lugar visível seus telefones, emails e, principalmente, seu endereço. O Google Maps oferece uma ferramenta através da sua API que permite que você coloque o mapa da sua rua no site. Isso facilita para o seu cliente te encontrar.

Não se esqueça de ser social

Um site é muito importante. Mas estar presente nas redes sociais também é. Então, ao construir seu site, lembre-se de fazê-lo integrado às redes sociais, principalmente Facebook e Twitter. As duas plataformas oferecem APIs completas para esse tipo de integração social.

Outra dica é não linkar qualquer rede social diretamente no seu site. Crie uma página, algo parecido com suaempresa.com.br/redessociais, para abrigar as redes sociais que você está. Essa é uma forma pouco utilizada para maximizar seu SEO, que irá definir sua posição no ranking dos sites de busca.

Ter um site é fundamental, principalmente para ser encontrado. Muitas empresas não têm noção do número de clientes que deixam de comprar com elas apenas por não encontrarem na internet seu endereço ou número de telefone. Se, somado ao seu site, você seguir nossas pequenas dicas, terá uma vantagem competitiva muita grande em relação aos concorrentes. Boa sorte.