Intranet corporativa, importância e benefícios

A intranet é um portal da empresa com acesso permitido somente aos seus funcionários. Ela é semelhante a um site da web e usa protocolos da internet, mas é uma rede interna exclusiva e esta é a sua principal diferença em relação à internet.

O termo intranet surgiu na metade da década de 90 nos EUA, para resolver o problema da comunicação corporativa. Esta ferramenta centraliza em um mesmo lugar, todos os tipos de comunicação dentro da empresa, com segurança e a um custo benefício muito vantajoso para os negócios da corporação.

Quais os benefícios de uma intranet corporativa para a minha empresa?

Existe uma série de benefícios que essa ferramenta traz para o seu negócio ao ser implementada. Vamos citar os 3 principais motivos para que sua empresa crie uma intranet ou passe a investir mais nela, caso já a possua.

1 – Economia de tempo e dinheiro

Esse sempre vai ser um dos principais motivos pelo qual uma companhia vai decidir colocar ou não uma ferramenta em funcionamento: o seu custo-benefício. E a criação e manutenção de uma intranet de qualidade, requer um custo baixo, se comparado a todas as vantagens que ela traz consigo.

O retorno do investimento é a médio e longo prazo, notado pela economia que terá em treinamentos, viagens e reuniões presenciais, arquivamento, impressão e distribuição de materiais, já que essa plataforma permite o armazenamento de informações e o seu compartilhamento entre as diversas áreas da empresa.

2 – Agilidade e aumento da produtividade

Outra vantagem importante ao usar essa plataforma é a rapidez com que seus usuários podem trabalhar, facilitando o desenvolvimento de diversos processos administrativos, pois a solução para um problema pode estar ao alcance de um clique.

O uso da intranet evita diversas falhas que poderiam surgir ao tentar resolver algum problema por meio das vias tradicionais. E a atualização online possibilita uma agilidade indispensável para o bom funcionamento de sua rede empresarial.

Esse dinamismo torna a empresa e o seu funcionário muito mais produtivo. Velocidade e precisão são características imprescindíveis dentro de um ambiente corporativo, que precisa sempre de soluções rápidas, práticas e criativas. E a troca de informações online facilita muito essa busca.

A plataforma dá suporte de forma intensa à comunicação empresarial, permitindo a divulgação de informações sobre a empresa, suas políticas e seu mercado, por meio de boletins e periódicos, deixando seus funcionários sempre atualizados.

Com o uso da intranet, também é possível trabalhar o conceito conhecido como “workflow” onde, por meio da rede, os funcionários podem acessar dados de um processo, atualizá-lo (quando autorizados, é claro) e liberá-lo para que outro colaborador ou setor possa finalizar a demanda.

Tudo isso contribui de forma extraordinária para o aumento da produtividade, desde que a empresa mantenha seus funcionários motivados e cientes de todas as atualizações e novas atribuições que estão disponíveis para eles, dentro do ambiente virtual da corporação.

3 – Promova a interação e mantenha a atualização

Uma das principais causas da intranet não conseguir atingir todo o seu potencial de comunicação dentro de uma companhia, são estes dois fatores: falta de interação e atualização.

Ao criar uma intranet, você deve ter em mente não só o investimento em um ótimo software, mas principalmente em como os seus funcionários vão interagir com essa nova ferramenta. E esse planejamento requer uma participação de todas as áreas que terão acesso a esse ambiente, para que ele seja pensado coletivamente e possam ser definidas as diretrizes a serem seguidas, criando assim, um modelo otimizado para as suas necessidades.

Planejar tudo o que sua intranet vai oferecer é a melhor forma de garantir o uso e a participação efetiva do seu funcionário, no aprimoramento dessa plataforma. Ninguém melhor do que ele para saber quais as deficiências do sistema e o que falta ser feito para torná-lo mais eficaz.

E a atualização também é fundamental dentro desse processo. Pois o que adianta ter o melhor software do mercado instalado e funcionários engajados, se a sua plataforma não tem um conteúdo atualizado periodicamente?

Como descrito aqui, a criação de uma intranet possui vários benefícios para a sua empresa, desde que algumas características sejam observadas ao implementá-la, para que ela possa obter o melhor desempenho possível dentro do seu negócio.