Produtividade da equipe: 5 dicas para aumentar!

Os projetos ao redor do mundo têm tido prazos cada vez mais arrojados e escopos mais complexos. Independentemente da área de atuação, seja na engenharia ou no marketing, por exemplo, tais exigências estão tirando o sono e a tranquilidade dos gerentes.

Uma maneira de cumprir com os marcos estabelecidos é, portanto, contar com uma equipe produtiva e eficiente. No entanto, gerenciar a sua própria produtividade já não é algo fácil. Controlar a produtividade de vários profissionais, então, é um grande desafio.

Administrar as expectativas, as ambições e a motivação de outros colaboradores é uma tarefa árdua, que exige diversas habilidades e conhecimentos. Além disso, por mais produtiva e eficiente que sua equipe seja, sempre há maneiras de aumentar o seu rendimento e gerar mais benefícios para a empresa.

Você está interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira este post e veja 5 dicas para aumentar a produtividade da equipe! Boa leitura!

1. Delegue tarefas

Certamente, você perde muito tempo tentando fazer tudo o que lhe é repassado. No entanto, é sempre bom lembrar que, dentro de sua equipe, existem pessoas competentes o suficiente para ajudar você a realizar tais tarefas.

Para delegar tarefas corretamente é imprescindível que você conheça muito bem a sua equipe. Uma análise SWOT, por exemplo, pode ser de grande valia para analisar e explorar o melhor de cada um dos profissionais.

Com o auxílio desse método você poderá identificar as principais habilidades e fraquezas de cada membro de sua equipe. Assim, você delegará as tarefas mais importantes para as pessoas certas, obtendo uma alta performance como resultado.

É válido lembrar também que, ao repassar as atividades, você motivará seus subordinados, pois eles se sentirão desafiados a executar um novo tipo de trabalho.

Outro grande benefício disso é a criação de um sentimento de equipe. Ao confiar a responsabilidade da execução de atividades importantes a outras pessoas, você mostrará que confia no trabalho delas e que todos vocês estão juntos, como um time.

2. Invista na comunicação

A má gestão da comunicação é uma das grandes responsáveis por fracassos em projetos ao redor do mundo — no âmbito do marketing não é diferente. Portanto, é fundamental que você se comunique com clareza, evitando que ruídos e outras interferências atrapalhem esse processo.

A comunicação por e-mail, por exemplo, deve ser muito bem administrada. Ao enviar um e-mail, certifique-se de que o seu destinatário o recebeu e confirme se o receptor compreendeu a mensagem que estava inserida ali. Isso garante que a informação repassada tenha sido totalmente assimilada.

A comunicação com os principais stakeholders de um projeto também pode ser um grande diferencial para aumentar a produtividade da equipe. As partes interessadas precisam ter informações atualizadas e de fácil entendimento sobre a situação atual de um projeto.

Para prover essas informações de uma maneira simples e efetiva é interessante utilizar softwares de gestão que produzem relatórios de status completos, contemplando informações transparentes e compreensíveis.

3. Dê ouvidos aos seus subordinados

Outra maneira de aumentar a produtividade da equipe é quando o gerente ouve as necessidades e as reclamações de seus subordinados. Quando os funcionários não se sentem parte de uma equipe, seus níveis de motivação caem abruptamente e, consequentemente, a sua produtividade despenca.

Sendo assim, é essencial que você dê ouvidos aos seus subordinados e que esteja sempre disponível para solucionar suas queixas e problemas, buscando sempre construir o ambiente de trabalho mais agradável possível.

É necessário, ainda, que o gerente esteja sempre aberto a novas opiniões e ideias, dando a devida importância para as sugestões de seus funcionários. Dessa forma, mais uma vez, haverá o sentimento de pertencimento a um time, o que é extremamente motivador.

Muitas vezes os integrantes de uma equipe não se sentem confortáveis para colocar suas ideias na mesa, pois têm medo da reação do gerente. No marketing, tal fato acontece com frequência e pode ser extremamente prejudicial. A empresa pode perder ideias inovadoras e os funcionários podem ficar tristes e desmotivados.

Você ainda deve ter em mente que os seus subordinados são quem realmente põe a mão na massa. Caso você não dê a devida atenção a eles, os resultados de sua equipe serão negativos, impactando diretamente na sua reputação e na sua carreira. Pense nisso.

4. Aposte em treinamentos e capacitações

A produtividade de uma equipe está diretamente ligada aos seus conhecimentos e habilidades. No caso do marketing, por exemplo, novos treinamentos e capacitações podem aumentar os conhecimentos dos profissionais sobre o as tendências desse mercado.

Conferências, palestras, webinars, cursos e livros atualizados podem ser de grande ajuda para a sua equipe de marketing e podem fazer parte de um programa de treinamento e capacitação de sua empresa.

Pode-se dizer, inclusive, que o marketing é movido pela capacidade criativa dos profissionais. Por isso, uma excelente maneira de aumentar a gama de possibilidades e de oferecer novos pontos de vista aos colaboradores é a partir do contato com novos conhecimentos e experiências.

Assim, será possível que eles transformem a vivência do dia a dia em soluções dinâmicas e arrojadas, o que gera para a empresa um grande diferencial de mercado.

Prover treinamentos e capacitações também é uma excelente maneira de valorizar os membros de sua equipe. Com isso eles se sentirão respeitados e, assim, vestirão a camisa do empreendimento com mais empenho e dedicação. Faz sentido, não é mesmo?

5. Use e abuse da tecnologia

Em várias áreas de atuação, o surgimento de novas tecnologias e procedimentos está mudando a forma como fazemos negócio. A automação de processos e o uso de aplicativos voltados para simplificar a experiência do usuário são exemplos de inovações que estão se tornando cada vez mais comuns num ambiente empresarial.

Para aumentar a produtividade da equipe é fundamental que você use e abuse da tecnologia. Atualmente, já existem empresas no mercado capazes de realizar o desenvolvimento de softwares, aplicativos e até mesmo games personalizados de acordo com a sua necessidade.

Ter uma fábrica de softwares à sua disposição pode representar, portanto, a chave para aumentar a produtividade da equipe. Além de criar sistemas inovadores e únicos, você conseguirá desenvolver produtos com funcionalidades que atendam às suas necessidades.

Em outras palavras, todas as funções desse software serão extremamente úteis para a sua empresa. Assim, você consiguirá alinhar todo o conhecimento de gestão de projetos, gestão da qualidade e o controle de prazos e custos em um único lugar, facilitando todo o processo de gestão e, consequentemente, melhorando o seu produto.

Como resultado, você certamente aumentará a produtividade da sua equipe.

Obviamente, existem outras formas de chegar a esse objetivo. Neste post procuramos listar as dicas mais comuns e que trazem resultados mais imediatos para o marketing. Aplicá-las no dia a dia de sua empresa representará um diferencial não só na produtividade, mas em diversas outras áreas do gerenciamento de projetos.

Portanto, você conseguirá otimizar os processos, reduzir a pressão sobre sua equipe e demonstrar sua importância para a alta gerência, consolidando sua posição no organograma empresarial.

E então, gostou do nosso artigo? Acredita que nossas dicas são válidas para aumentar a produtividade da equipe? Acha que faltou alguma informação? Deixe sua opinião nos comentários!