Gestão de processos: como otimizar resultados para a sua empresa

  • Gestão de processos

A gestão de processos refere-se ao alinhamento de alguns procedimentos com objetivos estratégicos a fim de melhorar as ofertas de produtos e serviços para seus clientes. Atualmente para uma empresa se destacar não basta somente desenvolver um produto ou serviço mais eficiente. Para isso, a gestão de processos visa elevar continuamente o nível de desempenho e os resultados da empresa por meio da identificação, da documentação, da execução, da medição, do monitoramento, do controle e da melhoria dos processos de negócio.

No que consiste a gestão de processos?

Esse conceito une a gestão de negócios e tecnologia da informação com o objetivo de otimizar os resultados de uma empresa, melhorando os processos de negócio. Simplificando: o conceito de gestão por processos nada mais é do que a interação entre as várias atividades que são realizadas nas empresas pelos diversos departamentos.

É uma alternativa cada vez mais divulgada e adotada, já que, hoje, as atividades raramente são realizadas por uma única área ou um único grupo de pessoas. Normalmente há envolvimento de vários setores em atividades específicas e processos operacionais.

Já referindo-se ao termo “processos operacionais”, trata-se de processos de rotina desempenhados por uma empresa no dia a dia. São destes processos que a gestão se ocupa, com objetivo de rever, melhorar e padronizar as operações. Dessa forma garante participação efetiva dos envolvidos e promove o comprometimento com a qualidade da gestão da empresa.

Qual a sua importância?

Um bom produto é essencial, mas o que diferencia realmente uma empresa das concorrentes para que ela se torne a escolha dos consumidores? Em um mercado absolutamente concorrido, adotar práticas sólidas de gestão de processos pode trazer um diferencial de fato para sua empresa. Afinal, você conseguirá integrar sua equipe, seus sistemas e seus processos. Tudo estará interligado e alinhado ao negócio da empresa, o que poderá fazer com que ela se transforme na escolha dos clientes.

A gestão de processos também é fundamental porque permite:

• Permite focar no trabalho
• Traz uma estratégia organizacional de extremo valor
• Possibilita mais agilidade às atividades e flexibilidade organizacional
• Facilita a gestão através de indicadores de desempenho;

E quando não há uma boa gestão de processos?

Quando não é adotada uma boa gestão de processos, muitas vezes a empresa e os funcionários acabam prejudicando a imagem da mesma, tornando-a negativa aos olhos dos consumidores. Caso o consumidor não consiga enxergar um valor diferenciado no produto ofertado, provavelmente escolherá a empresa concorrente. Resultado de uma má gestão: a empresa pode ficar para trás.

Como implantar a gestão de processos na minha empresa?

O mais importante para começar esse processo, é ter uma estrutura de TI alinhada ao negócio da companhia. As informações da sua empresa devem estar indexadas de forma eficiente e de fácil acessibilidade. Com sistemas cada vez mais modernos, é possível mapear e automatizar todos os processos da sua empresa. Tudo isso facilita os processos internos de um negócio e tornam todas as operações mais eficientes.

Pensar em equipe com competências que se complementem e ações que a qualifique é muito importante. Preparado para gerenciar os processos da sua organização? Deixe o seu comentário para nós!