Conheça os 5 maiores benefícios da automação de processos

Manter o nível de competitividade de uma empresa no atual cenário econômico é uma tarefa realmente desafiadora, até mesmo para os gestores mais experientes. A tecnologia possibilitou que startups e estratégias de marketing digital se tornassem cada vez mais acessíveis e frequentes, o que aumentou a concorrência em diversos setores.

Tais fatores têm levado um grande número de empreendedores a buscar meios de tornar suas empresas mais competitivas com o auxílio dos benefícios da automação de processos. Você sabe do que se trata?

Confira o artigo de hoje para entender o que é a automação de processos e como ela pode contribuir para aumentar a produtividade e reduzir as despesas do seu negócio.

O que é a automação de processos

Os avanços tecnológicos e a popularização da internet ajudaram a construir uma realidade em que as tarefas relacionadas à gestão são cada dia mais substituídas por processos automatizados e sistemas inteligentes.

Em outras palavras, podemos afirmar que a maioria das atividades que antes eram realizadas manualmente em uma empresa hoje são otimizadas por meio da automação de processos.

A automação consiste basicamente em utilizar softwares integrados à gestão para realizar tarefas e atividades operacionais em maior volume utilizando menos tempo para sua execução — o que contribui com um significativo aumento da produtividade.

Os benefícios da automação de processos

Confira, nos próximos tópicos, os principais benefícios da automação de processos no meio empresarial.

1. Padroniza serviços e processos

A padronização de processos é um dos maiores benefícios da automação para a produtividade de uma empresa, pois:

  • evita que toda a operação seja paralisada caso o funcionário responsável por uma função importante precise se ausentar da empresa por um determinado período;
  • otimiza a produtividade da equipe, pois determina as funções específicas de cada colaborador;
  • elimina a “improvisação” em casos de imprevistos ou problemas na produção, pois há um roteiro preestabelecido a ser seguido em qualquer situação;
  • facilita o trabalho de novos colaboradores na equipe, eliminando as chances de que eles cometam erros durante seu processo de aprendizagem;
  • oferece liberdade para que os gestores ajustem e estruturem os processos conforme as necessidades da empresa.

2. Permite a integração dos bancos de dados

Uma das grandes falhas nos processos operacionais das empresas é a falta de comunicação entre os bancos de dados dos departamentos. Em muitos casos, as informações ainda são registradas em planilhas e em papéis, o que pode comprometer drasticamente a produtividade do negócio.

Para piorar, nem sempre há um sistema inteligente para interpretar os dados registrados. Um dos benefícios da automação de processos é, portanto, a possibilidade de integrar os bancos de dados de todos os setores da empresa em um único sistema, tornando a comunicação e o compartilhamento de informações muito mais ágil e eficiente.

A integração dos dados pode, por exemplo, facilitar a construção de estratégias de publicidade da empresa, pois permitem que a equipe de marketing tenha acesso aos números do departamento de vendas, informações sobre os clientes e outros dados precisos em tempo real.

3. Otimiza a produtividade de todos os setores

Como dissemos, uma das funções da automação de processos é executar em sistemas automatizados tarefas que antes eram realizadas manualmente. Automatizar processos operacionais que não exigem a inteligência de um ser humano é uma forma eficiente de aproveitar os recursos de que uma empresa dispõe.

Afinal, assim os colaboradores ficam livres de tarefas que podem ser realizadas pelo sistema, o que evita que ocorra uma sobrecarga de trabalho e permite que eles se dediquem a realizar projetos mais relevantes e estratégicos para a empresa.

4. Ajuda a mensurar o desempenho da empresa

A automação de processos não somente proporciona uma execução das atividades operacionais da empresa com mais agilidade, exatidão e eficácia, como também registra tudo o que é realizado em tempo real e em um banco de dados.

Todos os processos são captados, armazenados e posteriormente tabulados pelo sistema em forma de relatórios. Isso permite que os gestores tenham acesso a informações pertinentes e minuciosas sobre a produção, o controle de estoque, o desempenho dos colaboradores, os números de vendas e os resultados financeiros da empresa.

Tais relatórios são muito importantes para a tomada de decisões e para a elaboração de planejamentos estratégicos para a empresa. Afinal, eles ajudam a detectar erros que poderiam afetar a produtividade do negócio a médio ou longo prazo, o que contribui com o aumento da competitividade da empresa.

Além disso, a equipe de marketing pode elaborar estratégias para divulgar a marca usando dados precisos como parâmetros.

5. Reduz custos

Um dos benefícios da automação de processos para as empresas que mais desperta o interesse dos empreendedores é a redução de custos. Ela é apenas uma consequência da aplicação de um sistema automatizado no negócio, pois:

  • a digitalização descarta a necessidade de lidar com documentos impressos (papel, tinta, eletricidade, custos de manutenção de equipamentos);
  • todos os processos são agilizados e resultam em melhores resultados para a empresa;
  • dados informatizados podem ser compartilhados e armazenados em servidores digitais, descartando a necessidade de adquirir unidades físicas como HDs, computadores, pendrives, CDs e outras mídias;
  • otimiza o nível de segurança dos dados, evitando que eles sejam perdidos por conta de avarias nos equipamentos, vírus ou outras situações que possam afetar sua integridade;
  • melhora a produtividade dos funcionários e evita o desperdício de mão de obra com tarefas mecânicas e repetitivas.

No artigo de hoje você pôde conferir o que é e quais são os principais benefícios da automação de processos para o negócio. Como vimos, a automação de processos não é um custo para a empresa, mas um investimento que pode gerar redução de despesas e até o aumento da receita em médio prazo.

As melhorias que a automação de processos oferece para o negócio contribuem para o aumento da produtividade dos processos operacionais e dos funcionários, que são os agentes capazes de promover o aumento da competitividade da empresa em relação aos seus concorrentes.

Quer conhecer mais benefícios da automação de processos para seu negócio? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!