Saiba como um software de gestão pode aumentar as vendas e reduzir os custos da sua empresa

Sua empresa faz uso de um software de gestão? Com a concorrência cada vez mais qualificada e um consumidor mais exigente, o número de empreendimentos que investem nessa tecnologia tem aumentando consideravelmente nos últimos anos.

Todo esse avanço tem uma explicação bastante simples: fazer uso de programas de gestão contribui para avanços no setor de vendas, além de reduzir custos de maneira segura. Ou seja, estamos falando de uma estratégia moderna e eficiente para aumentar a competitividade do negócio.

Mas, afinal, como um software de gestão pode aumentar as vendas e reduzir custos ao mesmo tempo? Se essa é a sua dúvida, continue lendo o post de hoje e descubra agora mesmo!

1. O software de gestão confere mais agilidade aos processos

Quando Benjamin Franklin disse que “tempo é dinheiro”, ele sintetizou a lógica capitalista. Em um ambiente corporativo, qualquer tempo desperdiçado pode significar perdas econômicas. Exatamente por isso, tornar os processos mais ágeis é uma luta constante de empresários e gestores.

Se uma empresa não pode gastar toda a sua força de trabalho em tarefas meramente burocráticas, por que não fazer uso de uma ferramenta que realize esse trabalho para a equipe e a libere para se dedicar a questões mais importantes?

Não há dúvidas de que atividades realizadas manualmente tendem a demandar mais tempo para serem executadas. De outro modo, automatizar os processos é uma forma de reduzir erros e tornar os procedimentos mais ágeis e seguros.

Assim, com um sistema de gestão é possível integrar todos os setores da empresa e estabelecer um ritmo de trabalho constante. Com a redução dos trabalhos manuais, há a diminuição de erros e consequentemente a geração de economia.

2. O programa de gestão facilita a comunicação interna e com clientes

A comunicação é um dos maiores responsáveis pelos bons resultados de um empreendimento. Ter uma equipe de trabalho informada e alinhada quanto a tudo o que se passa dentro da instituição torna o trabalho mais fácil, rápido e eficiente.

Fazendo uso de um programa de gestão, você poderá, por exemplo, acompanhar de perto negociações, visualizar anotações e informações relevantes sobre o cliente, além de acompanhar todo o histórico de vendas.

Desse modo, pode-se dizer que além de aprimorar a comunicação interna entre os funcionários — o que reflete positivamente nas vendas —, esse tipo de software ajuda a manter um bom relacionamento com os consumidores, pois fornece um histórico e perfil de compras anteriores.

Ademais, com a preservação da base de leads, é possível acessar rapidamente os dados dos contatos armazenados, o que favorece a elaboração de estratégias de marketing voltadas para a satisfação das demandas de seu público-alvo.

3. Um sistema de gestão é mais sustentável

Você já parou para calcular o quanto sua empresa gasta com material de escritório (tinta para impressoras, papel, canetas, arquivos etc.)? Além de representar um grande gasto no fim do mês, esse é um problema que gera sérios danos ao meio ambiente.

O uso de um aplicativo com armazenamento em nuvem reduz de maneira significativa esses gastos, pois todas as atividades são realizadas e guardadas por meio da internet. Ou seja, não há a necessidade de imprimir e arquivar relatórios, orçamentos e documentos fisicamente; isso poderá ficar armazenado na nuvem.

4. Com um software de gestão, sua equipe tem maior acesso às informações

Com o advento da Cloud Computing e a criação de aplicativos móveis, as empresas puderam experimentar uma nova maneira de acessar e manipular dados. Não há dúvidas de que ter acesso a tais elementos torna o processo de vendas muito mais qualificado e eficaz.

A equipe de vendas pode acessar o programa de onde estiver, sem a necessidade de estar dentro do escritório para fechar um bom negócio. Assim, em tempo real, é possível ter em mãos tudo o que é necessário para realizar uma negociação interessante para o empreendimento.

Portanto, essa aplicação torna o trabalho mais ágil e eficiente em todas as fases da negociação. Além da maior facilidade em manipular tais informações, sua equipe perde menos tempo com questões burocráticas e pode se dedicar mais a atividades essenciais ao aumento da lucratividade.

5. A automação reduz custos com mão de obra

Um dos maiores custos que um empreendimento pode ter é, sem dúvidas, a mão de obra. Em resumo, independentemente do porte da organização, os gastos com contratação e treinamento de pessoal costumam ser elevados e representar boa parte das despesas empresariais.

Nesse cenário, os aplicativos para empresa, por serem de fácil manuseio, evitam a contratação extra de funcionários para executar uma mesma tarefa, diminuindo também os custos com treinamento e capacitação.

Além disso, há um aumento considerável na produtividade desses funcionários, que passam a cometer menos erros e demorar menos para executar as tarefas — o que também gera uma grande economia.

6. O sistema de gestão traz mais eficiência no controle de estoque

Empresas que não fazem uso de um programa de gestão eficiente acabam encontrando problemas ao gerenciar o estoque. E, como você sabe, um estoque mal monitorado pode representar grandes prejuízos ao negócio.

O uso dessa ferramenta proporciona um acompanhamento em tempo real do estoque da empresa, com acesso a gráficos e informações relevantes das mercadorias que existem e das que estão em falta. Além disso, é possível identificar que tipo de produto tem ficado mais tempo nas prateleiras e, a partir de então, pensar em estratégias de vendas mais direcionadas.

Assim, é possível realizar promoções e campanhas publicitárias voltadas para a venda de um determinado produto em excesso no estoque e até mesmo planejar o aumento ou diminuição da compra de determinado item.

Como você percebeu, nos dias de hoje, fazer uso de um software de gestão é uma necessidade básica de empresas que desejam se tornar mais competitivas. A redução de custos e o aumento nas vendas são apenas alguns dos benefícios que o uso dessa ferramenta pode trazer ao negócio, já que, de modo geral, ele se apresenta como um poderoso diferencial competitivo.

Portanto, não perca tempo e comece a desfrutar de todas as vantagens apresentadas.

Ainda possui alguma dúvida? Quer saber como implantar um software de gestão em sua empresa? Entre em contato conosco!