ERP sem mistérios

Sua empresa decidiu que irá implementar um sistema de controle e planejamento empresarial, o ERP, para crescer com segurança diante de um mercado competitivo e instável. Não há  dúvidas de que este software irá oferecer um suporte essencial para fortalecer a base de seu negócio e otimizar seus processos e operações. Uma infraestrutura tecnológica de qualidade garante a eficiência das estratégias empresariais.

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados antes de investir em uma solução ERP. Estes sistemas possuem custos não apenas de aquisição como também de manutenção e suporte. Uma implementação bem feita também é fundamental para que o sistema atenda às expectativas de sua empresa. Confira a seguir como ter e manter um sistema ERP em sua empresa sem mistérios!

Antes de adquirir a solução

Hoje em dia os sistemas ERP são altamente customizáveis e servem aos mais diversos setores da economia, desde a indústria, ao varejo como empresas de áreas específicas. O importante aqui é saber exatamente o que sua empresa espera para verificar quais características o produto deve ter.

Todos os sistemas ERP possuem funcionalidades básicas. Certifique-se de que estes módulos são todos do mesmo fornecedor. Além disso, a linguagem de programação do software deve permitir que ele opere em diversas plataformas, ou seja, o ERP deve funcionar em qualquer computador ou dispositivo móvel, independentemente de seu sistema operacional e banco de dados utilizado.

Feito isso, liste as funcionalidades necessárias para sua companhia de acordo com sua área de atuação. Quais módulos são mais importantes para a operação de sua empresa? Controle de estoque? Encargos tributários? Vendas e pagamentos? Gestão de contratos? A partir desta lista fica mais fácil selecionar a melhor opção de ERP para seu negócio. Por fim, antes de adquirir a solução, faça uma previsão de custos adicionais de consultoria, suporte e manutenção e verifique como estes itens estão descritos no contrato.

Implementação

É importante estar atento à variação do preço do software e do custo de implementação. Algumas vezes o valor da consultoria de um técnico especializado que realizará a instalação do sistema excede a expectativa de sua empresa. Por isso, verifique como estão descritos estes valores de implementação, suporte e manutenção antes de assinar o contrato.

Não se esqueça de solicitar um cronograma de implantação do produto ERP e garanta a realização de treinamento para sua empresa. Avalie os custos da formação de seus funcionários e certifique-se de que a solução ERP oferece facilidades para processo de aprendizagem, como por exemplo, cursos à distância. Lembre-se de que o software não deve ser complicado e difícil usar, pois está ali para ajudar sua empresa.

Manutenção e consultoria

Mesmo sendo um programa fácil de usar e ter uma equipe treinada para alimentar os dados do sistema ERP, este software precisará ser atualizado. É possível também que seja necessário contar com suporte técnico nos primeiros meses. Por isso, é recomendável associar à adquisição da solução um contrato de manutenção mensal, com o mesmo fornecedor, que inclua as atualizações tecnológicas do sistema.

As consultorias que excedem estas previsões feitas em contrato em geral possuem altos custos, devido ao fato de que envolvem hora extra e despesas de deslocamento. Sendo assim, escolha uma solução que possua também suporte telefônico ou pela internet. Desta forma sua empresa poderá manter a solução ERP operante sem dores de cabeça ou surpresas desagradáveis, sem mistério!

Ainda com dúvidas sobre o ERP? Deixe um comentário.