Vantagens de softwares personalizados

A escolha de um novo software para uma empresa pode ser a diferença entre lucro e prejuízo em toda a operação. Isso porque, hoje em dia, todas as ações básicas de uma empresa estão em computadores: balancetes, clientes, organização do estoque, folha de pagamento. Tudo depende do bom funcionamento de programas. Se o software da sua empresa não está funcionando bem ou não está otimizado para os processos do seu serviço ou produto, trará problemas de atraso e perda de dinheiro.

Devido a importância, há alguns anos as empresas começaram a perceber que softwares customizados poderiam entregar mais valor do que aqueles vendidos como pacotes fechados. Muitas vezes, softwares fechados não atendem completamente as necessidades da empresa e, embora mais caro, um software customizado poderá te dar uma grande vantagem competitiva.

Flexibilidade e otimização

Uma das principais vantagens de um software customizado é a flexibilidade que ele te dá para otimizar todas as características para se encaixar no processo de trabalho da sua empresa. Um software de finanças de um supermercado, por exemplo, precisa lidar com informações diferentes do que um software para uma loja de roupas.

Mesmo entre empresas do mesmo setor, é possível que cada empreendedor priorize métricas diferentes. Talvez uma empresa considere mais importante seus fornecedores e outra seus vendedores. Dessa forma, um software customizado pode obedecer regras personalizadas.

Mas é preciso tomar cuidado para que essa flexibilidade seja usada pra otimizar os processos, reduzindo os custos. Muitas empresas erram nesse ponto porque acabam incluindo características desnecessárias, que servem apenas para poluir e complicar o uso do software.

Economia a longo prazo

A maioria das empresas não opta por softwares por terem custo e tempo de implementação maiores do que softwares prontos. O problema é que as empresas não percebem que, a médio e longo prazo, a tendência é que um software customizado ajude a economizar dinheiro. Basicamente, isso ocorre porque esse tipo de software tem uma vida útil maior do que softwares prontos. Claro que essa vida útil depende de como o software foi planejado antes da fabricação. Se ele engloba os principais fluxos da sua empresa é bem provável que em cinco anos, ele ainda será útil. Softwares prontos costumam ficar desatualizados com o tempo, forçando as empresas a trocar de ferramenta.

Aliado à economia e flexibilidade, é fundamental deixar claro que apenas um software customizado irá permitir que o empreendedor tenha controle total da ferramenta. Apesar de não parecer importante, isso muda à medida em que problemas e alterações vão surgindo. Por exemplo, um bug em um software pronto só será corrigido quando sair uma nova versão. Já em softwares customizados, ele é corrigido assim que descoberto.

Claro que nem tudo é tão bom. Além do custo mais elevado, é preciso confiar no código que está sendo escrito. Para isso, a melhor solução é procurar por empresas que tenham experiência em construir softwares personalizados, principalmente se o seu negócio não possui experiência em tecnologia. No fim, as vantagens da customização são maiores, basta entender se cabem na sua empresa.

Seu software é personalizado? Conte nos comentários as vantagens e desvantagens dele.