Desenvolvimento de Software: Tudo o que você precisa saber

O desenvolvimento de software é um processo que exige muito planejamento e organização. Afinal, seu objetivo é oferecer ao cliente uma solução que resolva o problema em questão, trazendo um produto com qualidade e custo benefício. Para isso, é essencial definir objetivos e estratégias que otimizem o processo de desenvolvimento desde o começo até o fim.

Cada código criado tem suas próprias características e precisa ser gerenciado com cuidado. Existem formas de definir um caminho padronizado a seguir, evitando que ocorram imprevistos que prejudiquem a entrega e qualidade do produto final. Confira abaixo quais são os processos de desenvolvimento de software e quais seus benefícios.

O que são processos de desenvolvimento de software?

Deve-se compreender com clareza que os processos podem ser entendidos como um conjunto de atividades que tem como objetivo de definir, desenvolver, testar e manter o software. Eles são essenciais para garantir o sucesso ou fracasso de um software.

É preciso ter uma noção clara de que algumas tarefas podem ser realizadas em paralelo, enquanto outras não. Estabelecer os processos e definir quando e por quem serão executados, é o primeiro passo. Para ter uma visão mais objetiva de como isso ocorre — tanto a ordem de execução quanto a relação entre os processos —, trataremos mais à frente de cada um deles.

Quais são os benefícios de estabelecer processos?

Ao planejar e estabelecer processos, a sua empresa garante a qualidade do software que será entregue. É muito comum que desenvolvedores inexperientes prometam algo que não conseguem cumprir, prejudicando a sua empresa e causando prejuízo financeiro. Os processos facilitam a gestão e o controle do desenvolvimento como um todo.

Por mais que os projetos sejam diferentes, é crucial que haja uma referência para nortear o trabalho dos desenvolvedores. Consequentemente, o custo do projeto tende a ser menor, já que o uso de tempo e mão de obra é otimizado. Pensando nisso, nós separamos os processos essenciais para qualquer empresa desenvolvimento. Confira!

Levantamento e análise dos requisitos

Essa etapa tem como objetivo facilitar o entendimento do problema e dar uma visão do que será construído para a resolução do problema. Desenvolvedores e clientes, devem levantar e priorizar as futuras necessidades dos usuários do software, definindo os requisitos necessários. É realizado um estudo detalhado dos dados para garantir o entendimento das reais necessidades do cliente para que o restante dos processos fluam.

Nesta fase deve-se realizar também a validação e verificação dos modelos construídos, antes de partir para solução do problema.
Validação: tem por objetivo, assegurar que o sistema de software está atendendo às reais necessidades do cliente;
Verificação: verifica se os modelos construídos na análise estão em conformidade com os requisitos do cliente.
Após ter os requisitos definidos e alinhados com as necessidades dos clientes, parte-se para o projeto.

Projeto de software

Nesta fase é que deve ser considerado, como o sistema funcionará internamente, para que os requisitos do cliente possam ser atendidos. Alguns aspectos devem ser considerados como: arquitetura do sistema, linguagem de programação utilizada, sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) utilizado, padrão de interface gráfica, entre outros. No projeto é gerada uma descrição computacional, mencionando o que o software deve fazer, e deve ser coerente com a descrição realizada na fase de análise de requisitos.

Planejamento

Toda empresa deve ser focada no cliente e orientada a  resultados. O planejamento é um dos pilares fundamentais que garantem estes valores. O processo de planejamento é fundamental para o sucesso de um desenvolvimento de software, pois com ele a chance de sucesso é de 3 a 4x maior, e sem dúvida é a etapa que tem mais disciplinas e profissionais envolvidos. Os entregáveis desta etapa são documentos de fluxo, wireframes e descritivos de negócios.

Design

Todos os produtos, de software ou não, que obtiveram sucesso na atualidade passaram por uma etapa de design. Nessa fase, deve se considerar a Experiência do Usuário (UX) e o Design de Interface do Usuário (UI), fundamental para o sucesso de um desenvolvimento de software. Com ele a chance de sucesso é de 3 a 6x maior. Os entregáveis desta etapa são protótipos de tela e objetos gráficos.

Desenvolvimento de Software

O desenvolvimento de software pode ser reduzido a programar. Nessa etapa, o sistema é codificado a partir da descrição computacional da fase de projeto em uma outra linguagem, onde se torna possível a compilação e geração do código-executável para o desenvolvimento software. A etapa de Desenvolvimento, tem várias sub-etapas dentro de si, são elas:

  • Análise UML
  • Modelagem de Dados
  • Programação

O principal a ser entregue nesta etapa é um Software pronto para ser testado.

Testes

Uma das etapas menos valorizadas em uma empresa de desenvolvimento é a etapa de testes. Em outras empresas, como da indústria farmacêutica ou automotiva, é impensável lançar um produto sem antes que muitos testes sejam realizados. Nessa fase o ideal seria realizar desdes as etapas iniciais testes unitários e testes integrados do que for produzido.

Diversos testes são executados a fim de se validar o produto de software, testando cada funcionalidade de cada módulo, buscando, levando em consideração a especificação feita na fase de projeto. Os entregáveis desta etapa são o roteiro de testes e uma planilha com seus resultados.

Implantação

Por fim, a implantação trata-se da instalação do software no ambiente do usuário. Incluindo os manuais do sistema, importação dos dados para o novo sistema e treinamento dos usuários para o uso correto e adequado do sistema. É aqui onde o projeto de software deixa de ser tecnologia e passa a ser negócio, uma solução real para as demandas do usuário.

Uma boa empresa de desenvolvimento deve ser capaz de realizar implantações, com experiência nos mais diversos ambientes de computação, desde um data center simples até aos mais novos serviços de Cloud Computing (nuvem). Nesta etapa é quando ocorre a transição do projeto de desenvolvimento para suporte. O que deve ser entregue nesta etapa é o software instalado e rodando sem erros em produção.

Suporte

Nesta etapa as funções planejadas foram desenvolvidas, testadas e implantadas. O momento agora é de ajuste e de acertos de novas demandas do negócio. Ainda pode ocorrer o aparecimento de bugs, havendo uma necessidade de agir rápido para que  o usuário não seja impactado. Os entregáveis desta etapa são relatórios de bugs, uptime e de horas trabalhadas.

Precisa de ajuda para montar o seu projeto? Entre em contato conosco!