Fábricas de software, como compará-las para uma boa compra

O grande aumento das exigências do mercado em investimentos tecnológicos impulsionou o ramo de desenvolvimento de software, que está em amplo crescimento no mundo todo. As empresas precisam estar sempre atualizadas, a procura do que há de mais moderno e funcional para atender as suas necessidades.

Em meio a esse cenário as pequenas e médias empresas buscam soluções de software de qualidade e que se enquadrem ao seu orçamento, muitas vezes limitado. Para atender essa demanda foi desenvolvido o conceito de fábrica de software.

Mas o que fazem as fábricas de software?

As fábricas de software utilizando técnicas de produção em escala, especialização de funções, uso de processos padronizados, fracionamento dos projetos em fases, e reutilização dos processos similares, buscam atender as necessidades do mercado com soluções de alta qualidade pelo menor preço. Para isso, implantam modelos de desenvolvimento que atendam aos objetivos de minimizar os custos e aumentar a qualidade e produtividade na elaboração de produtos de software. Transformar necessidades de negócio em soluções de software com qualidade é o objetivo principal das fábricas de software.

Defina claramente as suas necessidades

As soluções de software devem atender as necessidades específicas de sua empresa, que são diferentes das outras devido as suas práticas e o seu ramo de atuação. Porém, desenvolver um software exclusivo para atender a suas necessidades possui custos mais elevados de produção. Apesar das peculiaridades nos projetos de software para atender a cada empresa, há muitos processos que são similares e podem ser reaproveitados em vários projetos.

As fábricas de software trabalham com a metodologia de aproveitamento dos processos similares e inclusão dos requisitos específicos. Por isso, é extremamente importante conhecer claramente as suas necessidades para que sejam devidamente inseridas em seus projetos.

 10 dicas para reconhecer os diferenciais das fábricas de software

Para que você possa realizar um bom negócio na hora de contratar uma fábrica de software, recomendamos que siga as orientações a seguir, comparando mais de uma possível contratante. Assim você encontrará o mais preparado para atender as necessidades de sua empresa.

  1.  Analise o atendimento recebido: Uma boa fabrica de software vai te fornecer informações precisas para montar o seu projeto e também durante o seu desenvolvimento. Para isso, será necessário que disponibilizem para você canais de comunicação eficazes e atendimento claro e personalizado.
  2. Avalie os métodos e as técnicas utilizadas: Verifique se os métodos e técnicas utilizadas pela empresa são suficientes para resolver os seus problemas. As soluções oferecidas devem ser inovadoras e ao mesmo tempo eficazes.
  3. Analise o controle de qualidade: Muitas vezes, para atender aos pequenos prazos requeridos pelo mercado, as empresas reduzem os testes dos sistemas, comprometendo a sua qualidade. É importante, ao procurar uma fabrica de software, analisar se possuem um bom ambiente de testes com simulações práticas para evitar surpresas futuras.
  4. Verifique os prazos: É interessante que seu projeto tenha um prazo para cada fase do desenvolvimento. Assim você poderá acompanhar com maior precisão.
  5. Consulte a possibilidade de alterações no curso dos projetos: As constantes variações no mercado e o surgimento de novas tecnologias podem gerar a necessidade de alterar seus projetos de software para suprir as demandas. Um planejamento personalizado deve prever a possibilidade de introduzir alterações nos projetos durante o desenvolvimento.
  6. Busque a integração de sistemas: É importantíssimo na hora de montar um projeto de software relatar todos os sistemas que já utiliza, para que sejam desenvolvidas soluções compatíveis entre eles.
  7. Confira se há certificações: Existem diversas certificações que buscam estabelecer as melhores práticas de testes e qualidade de software. Quanto mais certificações possuir a fábrica que pretende contratar mais segurança terá de receber um produto de qualidade.
  8. Fique atento as novidades: O mercado de softwares é muito volátil, novas tecnologias estão surgindo a todo momento e é imprescindível que a fabrica de software que você vai contratar te ofereça o que há de mais moderno em soluções.
  9. Analise os custos: Os custos do projeto devem estar dentro de seu orçamento, então é importante analisar se os gastos com ele estão condizentes com os benefícios proporcionados pelas soluções de software que serão negociadas.
  10.  Exija um contrato escrito: É importante sempre assinar um contrato escrito fazendo constar tudo que foi combinado para o desenvolvimento das soluções de software. Ele é uma garantia de que o produto será entregue como combinado ao cliente, e que o pagamento será feito ao desenvolvedor.

Pronto, agora você está habilitado a identificar os diferenciais e contratar a fábrica de software que melhor atenda as necessidades de sua empresa. Deixe-nos um comentário, gostaríamos de saber o que você pensa!