Como o software da minha empresa é desenvolvido?

  • desenvolvimento de software

Atualmente a importância de softwares na operação de empresas é tão grande que muitas tarefas são impossíveis de serem executadas se o sistema estiver inoperante ou com falhas. Dessa forma, o desenvolvimento de boas ferramentas impacta diretamente no desempenho da empresa e, também, na satisfação dos clientes e no lucro.

 Entender como funciona o processo de desenvolvimento de software possibilita que o empresário analise se o investimento está sendo bem utilizado e se os resultados esperados serão alcançados. Isso não significa que o gestor deva dominar linguagens de programação, apenas deve ser capaz de conhecer alguns conceitos.

Para ajudar abaixo desenvolvemos alguns conceitos que irão facilitar a avaliação do seu próximo software.

Escopo, prazos e pessoas envolvidas

Todo software nasce de reuniões para a definição do escopo e prazos com a equipe envolvida. Seja ela da sua própria empresa ou uma terceira. No escopo são definidos as características que o software deve ter para atender as necessidades da empresa. O escopo também pode servir para ajudar a melhorar a visão da empresa, já que muitos problemas ainda não previstos surgem durante a fase de elaboração do escopo.

Com o escopo pronto, define-se a quantidade de horas necessárias para a execução do projeto e as pessoas envolvidas. Em geral, o número de programadores varia de acordo com a complexidade do software. Porém, não significa que mais programadores façam o software mais rapidamente. Em muitos casos, mais programadores tornam o processo mais lento.

A importância de testes

Após a fase de planejamento, definição do escopo e dos prazos começa o estágio de desenvolvimento do software. Nesta fase é que bons programadores escrevem testes para o software. Esses testes englobam desde aspectos de segurança da ferramenta até sua capacidade de suportar um grande número de usuários simultâneos.

Um dos maiores erros no desenvolvimento de software é ignorar esses testes. Após a ferramenta estar pronta os testes já não serão mais tão capazes de descobrir falhas na arquitetura do sistema. Dessa forma é fundamental que o gestor do projeto cobre do time de desenvolvimento a inclusão de um grande número de testes.

Metodologias de desenvolvimento

Equipe de desenvolvimento de software gostam de seguir metodologias de desenvolvimento. Essas metodologias funcionam como uma maneira de manter a construção dentro do cronograma e atendendo todos os requisitos do escopo. Mais do que isso, através delas é possível atribuir diferentes funções para os membros da equipe.

Entre as metodologias mais usadas estão Waterfall e Agile. A primeira tira proveito do conceito de cascata, onde o desenvolvimento deve fluir constante para frente através de fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes, integrações e manutenção. Já a metodologia ágil tenta minimizar o risco do desenvolvimento do software quebrando todo o processo em processos menores, chamados de iteração, que duram tipicamente menos de uma semana.

As duas metodologias tem suas vantagens e desvantagens e não há um modelo ideal. Cada time e cada projeto podem demandar objetivos diferentes e apenas o constante acompanhamento é que poderá definir se a escolha foi correta ou não.

Alguma dúvida sobre como softwares são desenvolvidos?