7 benefícios de usar um gerenciador de conteúdos (CMS)

  • Gerenciador de Conteúdos

Os gerenciadores de conteúdo, conhecidos também como CMS, que em inglês significa content management system, são aplicativos utilizados em sites da internet para organizar e exibir as informações. Atualmente são poucos os endereços na web que utilizam código próprio em suas páginas, pois os gerenciadores de conteúdo são mais fáceis de utilizar e apresentam inúmeras vantagens para todos os usuários.

Confira a seguir 7 benefícios de utilizar um CMS para o site da sua empresa.

Praticidade

A primeira grande vantagem dos gerenciadores de conteúdo é sua praticidade. Antigamente para criar um site na internet era preciso desenvolver o código HTML e fazer o upload para o servidor. Com o CMS toda a instalação é feita pela interface gráfica, sendo necessário poucas configurações para que esteja pronto e funcionando!

Flexibilidade

Os gerenciadores de conteúdo são em geral desenvolvidos em módulos, sendo possível assim instalar apenas os que são relevantes para o site da empresa. Precisa de um calendário? Um blog? Ou quer apenas criar páginas? Os gerenciadores de conteúdo permitem com que você faça qualquer uma destas coisas e escolha as funcionalidades que deseja ou não utilizar.

Customização

Os layouts dos gerenciadores de conteúdo são conhecidos como temas. Existem inúmeros disponíveis, tanto gratuitos como pagos. Mas além disso é possível também desenvolver e customizar seu próprio tema, a partir do zero ou modificando o código CSS de temas existentes. Desta forma seu site ganha um design exclusivo!

Atualização de conteúdo

Com estes aplicativos é muito mais fácil e prático atualizar o conteúdo das páginas do seu site. Tudo é feito por meio de interfaces gráficas com editores de texto, sem que os colsboradores precisem saber sobre HTML. Isso facilita também a colaboração e publicações categorizadas de acordo com cada autor ou usuário do sistema.

Níveis de controle

Os gerenciadores de conteúdo também possuem diferentes padrões de usuários. O administrador do site detém todo o controle do sistema. Mas é possível também atribuir funções de médio impacto de acordo com o perfil de editor ou também designar autores que podem alterar apenas parte de seu conteúdo. Desta forma você controla não apenas o conteúdo mas também quem tem acesso às informações.

Custos de desenvolvimento

Os aplicativos de gerenciamento de conteúdo já estão prontos com sua base e estrutura toda montada. Muitos deles são inclusive gratuitos sendo necessário apenas adquirir um serviço de hospedagem. Isso reduz drasticamente os custos de desenvolvimento e manutenção. Só é necessário contratar um programador ou webdesigner caso queira modificar o código fonte do CMS, sendo que muitas destas alterações podem ser feitas diretamente pela interface de administração do aplicativo.

Padronização

Todo CMS já vem padronizado de acordo com as referências de navegabilidade estipuladas pelo W3C, o Consórcio da Internet que determina os padrões a serem utilizados pelas páginas da web. Desta forma os sites que utilizam um CMS funcionam em todos os navegadores e dispositivos móveis. Além disso, por seguirem o modelo determinado sites que utilizam CMS são mais facilmente encontrados nos resultados de buscas. Muitos deles inclusive possuem ferramentas de otimização de buscas, conhecidas como SEO.

Estes 7 benefícios trazem inúmeras vantagens para quem utiliza um sistema de gerenciamento de conteúdo. Se você ainda não está convencido saiba também porque sua empresa precisa de utilizar um CMS.

Você tem algum comentário ou dúvida sobre o tema? Face com a gente!