Software de CRM, as vantagens de criar o seu próprio

Colocar o cliente como foco principal dos negócios é o que o CRM (Customer Relationship Management) se propõe a realizar quando aplicado em uma empresa. Basicamente, ele é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento das necessidades e potenciais de uma empresa através do gerenciamento das relações com o cliente. Engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento. Como forma de auxiliar este gerenciamento automatizado é necessário um software, chamado de software de CRM ou sistema de CRM.

Por que aplicar um sistema de CRM na sua empresa?

Buscar a satisfação do cliente, perceber necessidades e desejos oferecendo produtos e serviços adequados. Estas são algumas das vantagens de ter um sistema de CRM aplicado na sua empresa. Tudo isso é feito através do entendimento das prioridades e expectativas do cliente, baseado em dados e informações colhidas.

Para criar este banco de dados, o CRM busca as informações em três áreas: automação de gestão do marketing, gestão comercial e a gestão de serviços e produtos ao cliente. A empresa pode ainda utilizar estes dados para segmentar clientes, planejar campanhas e ficar por dentro dos processos de vendas e relacionamento.

A forma exata como o CRM é implementado e utilizado dentro da empresa depende muito do tipo de negócio e da suas escolhas estratégicas quanto ao software. Ele pode ser usado, por exemplo, em uma empresa focada em vendas, para registrar cada transação, gerenciar clientes e prospectos. Já em uma empresa que preste suporte técnico estas funções de vendas não fazem sentido. Então seu CRM oferecerá recursos como direcionamento de clientes aos atendentes, registro e coleta de dados de clientes frequentes e gerenciamento dos pedidos e chamadas.

A questão que você deve fazer agora é: “Devo utilizar um sistema de CRM já pronto ou construir meu próprio software de CRM?”. Em primeiro lugar, você deve levar em conta as necessidades da sua empresa. Entretanto, construir o seu próprio software de CRM se mostra como uma excelente oportunidade para facilitar a gestão de relacionamento com os clientes. Saiba o porquê.

4 benefícios de criar seu próprio software de CRM:

  1. Ter o controle de seu software

Um software de CRM construído para sua empresa te dá o controle total de um programa que foi especificamente desenhado para sua companhia. Sua funcionalidade é determinada através das necessidades dos negócios, assim como das prioridades dos departamentos dentro da sua empresa. Você também se torna proprietário do código deste software, podendo estabelecer o suporte necessário para ele dentro da própria empresa.

  1. Centralizar o seu banco de dados

Um problema comum enfrentado pelas empresas que utilizam um sistema de CRM pronto é a existência de mais de um banco de dados. Em muitos casos, a sincronização destas informações em um mesmo software pode causar transtornos exponenciais para a gestão de relacionamento com o cliente. Construindo seu próprio software de CRM, com as ferramentas que a sua empresa necessita, você garante a centralização de todas as informações em um mesmo programa.

  1. Evitar recursos desnecessários

As ferramentas de um software de CRM pronto são direcionadas para um amplo mercado. Dessa forma, estes programas procuram disponibilizar ferramentas para empresas diversas, pessoas com necessidades distintas e mercados com localizações geográficas diferentes. Assim, para atender a demanda deste grande mercado, estes programas costumam conter uma imensa quantidade de recursos, muitos dos quais você não irá utilizar, podendo até mesmo atrapalhar na funcionalidade da gestão que você necessita. Utilizar um software de CRM projetado para sua empresa garante a fluidez de sua utilização, pois os recursos ali incluídos foram criados para suas necessidades.

  1. Otimizar o trabalho dos seus funcionários

Se os funcionários da sua empresa não souberem utilizar de forma eficaz o software de CRM, o programa pode causar mais transtornos do que recompensas à companhia. Sendo o gerenciamento do relacionamento com os clientes o foco central do CRM, faz sentido que as ferramentas dispostas aos funcionários sejam adequadas. Construir o seu próprio software de CRM otimizará o trabalho de atendimento de seus funcionários com o cliente. Tornando o trabalho dos seus funcionários mais fácil você garante a plena satisfação dos clientes.

Antes de construir um software de CRM você deve levar em consideração as necessidades dos seus negócios. As ferramentas que você necessita que o software apresente, assim como o tamanho e a importância de cada departamento da sua empresa.

Você deve ter em mente que CRM é principalmente cultura, pois nada adianta construir um excelente software de CRM se não existe uma organização na empresa voltada a atender o cliente e obter informações úteis.

Analise as necessidades da sua empresa e comece já a criar o seu próprio software de CRM!