Como o CRM trabalha para a fidelização de clientes?

O mercado fica mais competitivo a cada dia que passa e a fidelização dos clientes é uma alternativa inteligente para manter os negócios. Para ter sucesso nesta tarefa, uma ferramenta se tornou crucial dentro das empresas: o software CRM. Através da integração de informações, é possível definir o perfil e grau de fidelidade de cada cliente.

O CRM (Customer relationship management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) auxilia vários setores das empresas no gerenciamento de relacionamentos com o cliente de forma organizada, através de vários tipos de informações. Quer saber como isso acontece? Confira a seguir como o CRM trabalha na fidelização de clientes.

Melhorando a relação da empresa com os clientes

Como o objetivo é conhecer bem os usuários de seu serviço, a pesquisa deverá ser realizada para descobrir como atendê-los e obter melhores resultados. Portanto, o CRM é uma ferramenta vital para o crescimento da base de clientes.

São quatros tipos básicos de relação que devem ser estabelecidos de acordo com a necessidade da própria empresa: a relação baseada no produto, no valor percebido pelo cliente, no preço e na necessidade do cliente. Depois dessa delimitação, basta traçar as estratégias mais viáveis para conquistar seu público.

Captando dados do cliente

Com o CRM operando, é hora de recolher os dados estratégicos referentes às ações dos clientes, tais como preferências, idade, renda mensal, expectativas, comportamento, dentre outros. O software será útil para armazenar, integrar e relacionar essas informações, dando uma visão ampla das características da sua base de clientes.

Com os dados consistentes agrupados, você estará apto a decidir sobre qual produto ou serviço oferecer, como e quando fazer isso.

Analisar os dados

Após a coleta de dados, é preciso fazer uma análise detalhada, que consiste basicamente nas seguintes etapas:

  • Formulação dos problemas: ajuda a definir uma segmentação dos clientes, faz análise da aquisição e relação, além da análise da abordagem.

  • Preparação: faz o agrupamento e exame de todas as análises e prepara a série da análise definitiva.

  • Análise definitiva: utiliza técnicas de estatística e de aprendizagem, como redes, algorítimos e raciocínos envolvidos.

O software CRM é capaz de fazer isso sem esforços e, fornecer informações concretas para tomadas de decisões na empresa.

Realizar o planejamento das ações de Marketing baseado nas informações do CRM

O planejamento é feito após a análise, definindo as preferências dos clientes, formas que eles consomem seu produto ou serviço, como você pode melhorar a experiência deles, etc. Somente com o planejamento será possível direcionar produtos e serviços específicos para cada tipo de cliente e, assim, agrupá-los para oferecer serviços personalizados.

Ficar atento aos feedbacks

Depois de realizados todos os processos, incluindo a concretização da venda ou o fechamento de um negócio, é recomendado que você verifique o nível de satisfação dos clientes e que registre estas respostas no software. Dessa forma, será possível identificar os pontos onde há sucesso, falhas e, assim, melhorar todo o processo, caso seja necessário.

O CRM realiza a interpretação precisa de todo o potencial de fidelidade da clientela. Com este software é possível selecionar o grupo que valerá a pena direcionar esforços para conquistar ou manter.

E você, já conta com um CRM na sua emrpesa?