O que analisar antes de contratar uma empresa de TI?

Contratar uma empresa de TI pode trazer vários benefícios para um negócio. Do outsourcing aos serviços de consultoria de segurança, vários prestadores de serviços estão auxiliando companhias a terem uma infraestrutura e processos de gestão mais eficazes e robustos. Como consequência, o empreendimento pode ganhar mais vantagem competitiva, seja otimizando processos ou reduzindo gastos.

Mas, para que seja um investimento de sucesso, a contratação de uma empresa de TI deve ser feita após o levantamento de vários fatores. Quer saber quais são os principais? Então, fique de olho na nossa lista abaixo!

1. Identifique o que pode ser melhorado

A infraestrutura de TI corporativa pode apresentar vários problemas em médio e longo prazo. Gargalos de rede, falhas de segurança ou indisponibilidade de sistemas interferem no funcionamento de um negócio de várias formas. Portanto, saber quais são os problemas críticos é crucial para a contratação do serviço de TI correto.

Caso a companhia precise otimizar os seus processos de gestão, uma empresa de outsourcing pode ser contratada, por exemplo. Ela implementará medidas para melhorar a performance da infraestrutura de TI, reduzir custos, aumentar a segurança de usuários e criar rotinas de manutenção de software de maior desempenho. Dessa forma, o negócio pode se manter com alto nível de competitividade.

2. Avalie o portfólio de serviços fornecidos

A empresa de TI ideal é aquela que possui um portfólio de serviços alinhado com as necessidades do empreendimento. Após encontrar o que precisa ser melhorado internamente, a companhia deve buscar um prestador de serviços que seja capacitado e pronto para atender às demandas do negócio.

Em outras palavras, contratar uma consultoria de segurança digital quando o real problema está na capacidade da rede lidar com o tráfego de dados, por exemplo, pode se tornar um investimento de baixo impacto nos lucros do empreendimento.

3. Consulte a reputação da empresa no mercado

Para compreender como o negócio lida com clientes, a melhor estratégia é obter o feedback de antigos parceiros comerciais. Verificar a reputação de um prestador de serviços é importante e pode auxiliar a sua companhia a não se envolver com um mal prestador de serviços. Assim, a empresa terá a certeza de que fará a escolha correta.

4. Identifique a capacidade do suporte

O time de suporte vai lidar com solicitações de usuários, reduzir o impacto de problemas e tornar a experiência diária de trabalho com uma empresa mais simples e prática. Diante disso, deve-se garantir que ele seja capacitado e pronto para lidar com uma série de ocorrências.

Tenha sempre em mente que o suporte é um dos primeiros setores a lidar com falhas operacionais e, nesse sentido, a sua capacidade de atender a solicitações com rapidez pode ser fundamental para diminuir prejuízos.

5. Verifique se a empresa possui certificados

Os certificados são utilizados por vários profissionais e empresas para garantir que os seus processos sigam elevados padrões de qualidade. Além disso, na área da tecnologia, tais documentos podem garantir o alinhamento de rotinas de gestão e qualidade com os padrões definidos por entidades mantenedoras de recursos, softwares ou políticas como a biblioteca ITIL.

Assim, caso julgue necessário, verifique se o serviço escolhido possui alguma certificação, garantindo a eficiência das suas atividades.

Além de serviços mais eficazes, a empresa pode investir em soluções como um CRM na nuvem para fidelizar clientes. Saiba como essa ferramenta impacta o seu negócio em nosso artigo sobre o assunto!