Facebook app, como desenvolver o primeiro para a sua empresa?

O Facebook, hoje com pouco mais de 1 bilhão de usuários, mudou a forma como trabalhamos nossos negócios na internet. Se antes usávamos as redes sociais (Orkut, MySpace) como auxílio para repassar nossos produtos e serviços para pessoas do mundo todo, hoje é possível criar empresas inteiras dentro do Facebook. E não faltam exemplos disso: a Zynga, maior produtora de games para o Facebook, possuía até pouco tempo atrás todos os seus produtos dentro da plataforma de Mark Zuckerberg. O Farmville, jogo onde você administra uma fazenda, chegou a ter mais de 80 milhões de usuários ativos em um único mês.

Além de jogos, o Facebook possui um ecossistema de ferramentas que possibilita que você desenvolva qualquer tipo de app para a sua empresa. Apps que podem ser parte fundamental do seu negócio ou apenas parte de alguma ação de marketing passageira. Desenvolver apps para o Facebook permite que você faça uma profunda integração com a experiência do Facebook, podendo tirar proveito de quase todas as informações do usuário, além de outras tecnologias, como Social Plugins, Graph API e Platform Dialogs.

 Para começar a desenvolver um app para o Facebook é preciso entender que a ferramenta de desenvolvimento de apps é dividida em três núcleos: Canvas Page, onde seu app será carregado e apresentado aos usuários; Social Channels, canais que ajudam sua base de usuários crescer e a envolver os usuários já existentes; e Analytics, por onde você acessa os números do seu app e entende como ele está sendo usado.

Canvas Page

Apps no Facebook são carregados dentro do ecossistema do Facebook, esse ecossistema é chamado de Canvas Page. Através dele que você vai desenvolver sua app, usando as ferramentas que ele disponibiliza ou alguma linguagem de programação, como PHP, Phyton, Java ou C#. Nele também estarão seus layouts em HTML, CSS e JavaScript. Por padrão, o Canvas Page possui uma largura de 760 pixels e você pode usar a ferramenta Fluid Canvas para que seu app se alinhe automaticamente em qualquer browser.

Através do Canvas Pages você também configura alertas e mensagens para o seu usuário.

Social Channels

Para trazer mais usuários para dentro do seu app, o Facebook disponibiliza vários canais de divulgação. Através desses canais você também poderá reengajar os usuários já existentes. Basicamente, há duas formas de usar os canais: através da API de notificação ou via solicitações.

A API de notificação é uma forma de você enviar qualquer tipo de mensagem para qualquer um dos usuários do seu app. É indicada como forma e reengajar usuários já cadastrados, informando sobre eventos, novidades ou amigos que também estão no app. As solicitaçãoes, por sua vez, permitem que usários do seu app convidem amigos ou divulguem seu app no feed de notícias. É indicada para trazer novos usuários, mas deve ser usada com cuidado para não infringir as políticas anti-spam do Facebook.

Você também pode usar o Social Channel para publicar algo no feed de notícias do seu usuário. Por exemplo, toda a vez que um novo usuário se conectar ao seu aplicativo, o Facebook irá publicar essa nova “história” no feed de notícias. Há outras possibilidades de divulgação através do Social Channel, como publicações na Timeline, integração com a busca, integração com páginas e dashboards de controle.

Analytics Insights

Usando o Analytics Insights para apps do Facebook você descobre como seus usuários estão utilizando seu app e pode, assim, melhorar a experiência deles. Você tem informações de número total de usuários, de usuários ativos, do tempo que eles passam no seu app, de onde eles vem e até quantos convites eles enviam para os amigos.

Você também pode ver se há erros na API que comprometam o funcionamento do seu app e informar seus usuários sobre possíveis quedas ou dificuldades.

Próximos passos

Para se aprofundar um pouco mais nas ferramentas citadas acima e começar seu primeiro app para Facebook agora mesmo, siga o passo-a-passo abaixo:

  •  Leia o tutorial sobre o Canvas Page aqui.

  • Aprenda a construir páginas com várias abas no Facebook aqui.

Com base nestes conhecimentos você está apto para planejar um Facebook app para a sua empresa e aproveitar todo o potencial dele.

Mais dicas para Facebook app? Comente!