Por que as empresas de varejo precisam investir em aplicativos?

Você já pensou que o seu varejo poderia ter um aplicativo?

Não é à toa que empresas de todos os ramos estão adotando aplicativos mobile. Em um mercado em que os seus clientes têm um celular no bolso o tempo todo, essa é uma forma de criar e aproveitar oportunidades para aumentar o faturamento.

Mas como aplicativos para empresas de varejo fazem isso? Para ajudá-lo nesse assunto, vamos responder todas as perguntas que você tem vontade de fazer.

Quais são as características de um aplicativo para o varejo?

Muitos aplicativos que usamos no dia a dia parecem complicados para desenvolver e manter, porque são soluções completas como serviço. É o caso do Uber, por exemplo, cujo aplicativo é a própria empresa.

Aplicativos para varejo podem ser bem mais simples e mesmo assim muito eficientes. Eles são um complemento para a estratégia de Marketing e para a experiência que você quer oferecer ao consumidor.

Portanto, você já pode perder de cara o medo de apostar nessas soluções.

Por que um aplicativo, se meu varejo já tem um site mobile?

Essa é uma pergunta frequente. Primeiro, é bom deixar claro que o ideal é ter os dois, mas o uso dado para cada um deles pode ser bem diferente.

Um site é geralmente voltado para exposição e aquisição de tráfego, porém não consegue dar para o varejo a dimensão que o aplicativo dá.

Com um aplicativo, é possível fazer um marketing mais direcionado, ter mais controle sobre a relação empresa-consumidor e coletar dados relevantes sobre seus hábitos, para otimizar o atendimento.

É uma solução que cabe no bolso de qualquer empresa?

Hora de perder o medo, pois essa é a resposta curta: sim!

Mas a explicação pode ser um pouco mais longa. O custo de desenvolvimento de um aplicativo varia muito de acordo com as funções e o uso que será dado a ele.

E é exatamente por isso que esse não é um problema. São duas razões principais para se considerar o aplicativo um bom investimento:

Do tamanho que você precisa

Se o seu varejo é pequeno, você precisa de pouca coisa. Caso ele cresça, você tem capacidade de implementar novas funções.

O que isso significa é que o desenvolvimento de aplicativos é um serviço bastante flexível para a empresa que o contrata e se adapta a qualquer bolso.

Um retorno garantido

Outra característica importante é que o ganho em exposição de marca e faturamento geralmente paga o custo de desenvolvimento com facilidade. Basta um trabalho bem feito e uma estratégia de implementação bem planejada.

Você ainda está em dúvida sobre esse ganho para o seu varejo? Então, no próximo item nós discutimos ponto a ponto as vantagens de um aplicativo.

Quais são as vantagens dos aplicativos para empresas de varejo?

Vamos falar do que interessa. O que aplicativos para empresas de varejo trazem em questão de faturamento e atração de clientes? Nós listamos as principais vantagens:

Um novo canal de Marketing

Os aplicativos são muito usados pelo varejo como um canal de Marketing complementar. Apesar de não ter o alcance de outros meios de divulgação, ele é eficiente por ser ativo e segmentado.

Pense nisso: se a pessoa baixou e instalou o aplicativo da sua empresa, ela está dando a você q permissão para estreitar o relacionamento.

É um tipo de público que já está mais avançado na jornada do cliente e que, se nutrido de forma adequada, pode aumentar em muito as suas vendas.

Veja alguns tipos de ações que podem ajudar no Marketing da sua empresa:

  • notificações: os aplicativos permitem o envio de notificações para o celular dos seus clientes. Essa é tática para despertar interesse, impulso e ainda permanecer mais tempo na mente do usuário.
  • marketing segmentado: com a coleta de dados que um aplicativo permite, é possível criar campanhas de Marketing segmentadas por usuário ou por localização.
  • promoções especiais: também é interessante criar promoções exclusivas, que trazem o consumidor mais vezes à loja e ainda incentivam o público a se tornar usuários do aplicativo.

O exemplo mais comum é disparar uma notificação sobre as promoções do dia quando o cliente está perto de uma loja.

Uma conveniência para o consumidor

Aplicativos para empresas de varejo facilitam a vida do consumidor, e tudo que descomplica a vida do cliente é vantajoso para o varejo.

Fazer pedidos e pagamentos pelo celular, permitir controle das compras e facilitar a pesquisa por produtos relacionados são exemplos de como é possível usar o aplicativo para aumentar a conveniência e, com isso, o tíquete médio de compra.

Uma maneira de fidelizar o cliente

Esse é outro aspecto muito importante dos aplicativos de varejo, a capacidade de fidelizar o público com mais qualidade — e não é apenas na criação de conveniência, experiência e relacionamento (é claro, esses serão fatores muito importantes para aumentar a fidelização).

Com o aplicativo, você ganha novas possibilidades de estratégia, como programas de pontos e vantagens que incentivam o consumidor a sempre voltar para a loja.

Uma nova experiência dentro da loja

É aqui que você ganha um importante complemento para a fidelização que o aplicativo permite. Com o público visitando mais o varejo, é possível aproveitar a oportunidade para aumentar o faturamento em compras por impulso.

A integração dele com o espaço interno da loja pode tornar a experiência agradável e motivar vendas. Aqui, vale leitores de código para mais informações, um mapa interativo, ações lúdicas ou qualquer coisa que seja interessante e divertida para o consumidor.

Uma oportunidade de apresentar melhor o seu produto

Sim, o aplicativo também pode ser usado para criar uma apresentação atraente do seu produto. É um ambiente exclusivo e controlado para que você torne a experiência do usuário irresistível.

Um jeito eficiente de criar engajamento

O engajamento é uma busca de todos os varejos. É fazer o consumidor divulgar sua marca por você.

Com integração a outros serviços como redes sociais, o aplicativo do seu varejo pode ser uma plataforma para que o usuário fale sobre o seu produto, compartilhe experiências e convide outras pessoas a conhecerem a sua loja.

Qual varejo não quer isso?

Se manter na mente dos consumidores, criar uma relacionamento próximo e incentivar a visita constante à sua loja — esse é o sonho de qualquer Gerente de Marketing. Com aplicativos para empresas de varejo, esse sonho se torna muito mais próximo.

E a sua empresa, como ela se beneficiaria dessa solução? Venha conversar conosco e encontrar a melhor forma para aumentar o seu faturamento.