Mobile app (aplicativos), minha empresa precisa de um?

É difícil imaginarmos como a nossa vida era antes da tecnologia móvel revolucionar a maneira como nos comunicamos. É igualmente difícil pensar como um negócio de sucesso pode funcionar hoje sem ter uma ferramenta móvel de interação entre empresas e clientes. Existem diversas maneiras de alcançar esse objetivo, como as páginas de web ajustadas para smartphones e através dos mobile apps (aplicativos para celular).

Mobile apps se provaram eficientes ferramentas de negócios nos últimos anos, e o desenvolvimento dessa tecnologia possibilitou a sua utilização até mesmo para pequenas empresas. Isto graças aos produtos e serviços customizados para negócios menores.

Perguntas que você deve fazer antes de criar um aplicativo móvel

Os aplicativos móveis estão se tornando a nova mania das empresas. Contudo, não é apenas uma questão de querer um aplicativo para sua companhia e sim saber qual o efeito que este aplicativo móvel terá nos seus negócios.

A primeira pergunta é: “O que eu preciso que este aplicativo faça?”. Em alguns casos, essa necessidade pode ser substituída por um mecanismo mais barato e eficiente. Os aplicativos móveis são uma ferramenta de marketing e, como as demais, pode não ser a melhor para todas as empresas. Você deve considerar:

·      Quais benefícios ganharei desenvolvendo este app?

·      Vai me trazer mais negócios?

·      Vai aumentar eficiências gerais e internas da minha empresa?

·      Vai trazer maior reconhecimento para minha companhia e marca?

 Por que criar um dispositivo móvel?

Em primeiro lugar, devemos reconhecer a rápida transição que vem acontecendo de telefones comuns para os smartphones. Curiosamente você notou esta tendência porque praticamente todas as pessoas que conhece hoje possui um iPhone ou celular com dispositivo Android. Um estudo divulgado pela Nielsen mostra que em 2010 a venda de smartphones cresceu 128% no país. A Nielsen também afirma que 62% das pessoas entre 15 a 34 anos possuem um smartphone.

De acordo com o Google, pesquisas através de dispositivos móveis cresceram 4 vezes desde 2010, para mais de 100 bilhões de pesquisas móveis em 2011. 30% de todas as pesquisas de restaurantes acontecem através dos celulares e 53% das pesquisas por produtos são resultados de pesquisas através dos smartphones. Ainda este ano, mais pessoas estarão utilizando celulares do que computadores para ficarem online.

Observando estes números podemos afirmar que criar um aplicativo móvel está se tornando essencial para qualquer negócio. Mas não é só isso. Estes dispositivos oferecem uma funcionalidade única para fazer o seu negócio crescer. Abaixo listamos três benefícios evidentes que um mobile app pode favorecer a sua empresa.

  3 Benefícios de criar um dispositivo móvel   

1.   Oferecer melhor suporte aos clientes

Bom atendimento ao cliente é crucial para continuar recebendo novas referências, e um aplicativo móvel é um excelente canal de prestação de apoio imediato e eficiente. É também uma ótima maneira de ampliar seu apoio ao cliente através da introdução de novos canais de comunicação e entrega diretamente do app.

2.   Coletar feedback e informações sobre clientes

Se você quiser saber como os clientes estão utilizando seus produtos e serviços e o que eles gostam (e não gostam) no que você oferece, um mobile app pode ser uma ferramenta simples para coletar este tipo de informação. Além disso, com um aplicativo bem desenvolvido você pode saber mais sobre seus clientes: localização, idade, limites de gastos, entre outras. Estas informações podem ser úteis quando você for se comunicar e oferecer produtos e serviços a eles.

3.   Criar notoriedade e prestígio para sua empresa

Criar e manter um mobile app é essencial para contribuir na estratégia de marketing, em especial de pequenas empresas. O conhecimento boca-a-boca, hoje em dia, também é virtual e uma maneira de gerar ‘buzz’ em cima da sua empresa é ter um mobile app bem desenvolvido.

Não podemos fornecer uma lista de vantagens que um mobile app pode trazer para todo tipo de negócio. Mesmo assim, você pode ter certeza de que um aplicativo móvel desenvolvido especificamente para sua empresa permitirá que você dê aos seus clientes mais opções. Irá poupá-los tempo e garantirá uma experiência positiva com a sua empresa.

Desenvolver um mobile app não irá apenas criar benefícios reais e em curto prazo para sua companhia, mas irá te incluir em um mundo empresarial onde a negociação e entrega de bens e serviços depende cada vez mais da tecnologia móvel.

Dúvidas e sugestões? Comente!