Aplicativos Android, como desenvolver o primeiro para sua empresa

O mercado de aplicativos para celulares e dispositivos móveis está crescendo rapidamente no Brasil e no mundo e a tendência é que o aumento do uso deles seja contínuo. Com diversas funcionalidades, os apps são uma boa estratégia para sua empresa interagir diretamente com o público-alvo.

O boom dos apps foi iniciado pela Apple, que abriu caminho para diversas outras  empresas, e dominou o mercado por muito tempo. Atualmente, a briga por espaço entre Apple e Google, com os aplicativos Android, é grande. Hoje o número de aplicativos Android instalados já é quase igual ao número de aplicativos iOS.  O total de apps para Android instalados deve crescer ainda mais, uma vez que os número de aparelhos que rodam o sistema operacional do Google é maior do que os dispositivos iOS.

Os apps vieram para trazer praticidade, agilidade, mobilidade, entretenimento e lazer para os usuários. Não é muito melhor pagar suas contas pelo celular do que enfrentar as filas no banco? Ou mesmo baixar uma música enquanto espera no trânsito? Os apps estão presentes em todas as áreas, e com certeza esse é um mercado que deve ser explorado por sua empresa. Essa ferramenta vai estreitar o relacionamento da sua empresa, mantendo-a conectada em tempo integral com seus clientes. Pensando nisso preparamos algumas dicas para você desenvolver o primeiro app Android para sua empresa.

Por onde devo começar a fazer meu Android app?

Antes de iniciar o desenvolvimento o seu app é importante planejar o que vai ser feito. Qual o objetivo do app para sua empresa? Quais os benefícios ele irá trazer para seus clientes? Qual atrativo seu app vai oferecer para que seja baixado: agilidade nos serviços, comodidade, conteúdo ou entretenimento?

Lembre-se de que seu app vai concorrer com diversos outros no mesmo segmento, portanto é preciso oferecer um diferencial. Busque “clientes-chave” para participar da elaboração do projeto, como aqueles antenados que estão sempre por dentro de tudo. A visão deles pode ser fundamental para o sucesso do seu app.

 Faça pesquisas de mercado para avaliar o que os clientes do seu ramo estão procurando no quesito inovação e utilidades, e acrescente isso ao seu projeto. Depois de tudo definido, é hora de colocar  a mão na massa.

Meu projeto está pronto, e agora?

Depois de definido o projeto, é o momento de criar o aplicativo. Para isso sua empresa pode optar pelo desenvolvimento através de uma equipe interna ou utilizar os serviços de uma empresa terceirizada. Criar o app internamente pode ser uma boa solução, caso sua empresa possua uma equipe especializada. Mas se esse não é o seu caso e a verba não é suficiente para contratação de pessoal terceirizado, ainda há solução. O mercado hoje oferece diversas plataformas, gratuitas ou pagas, para quem deseja criar um app mas não possui o conhecimento técnico para isso, as mais utilizadas atualmente são o Google App Inventor, Jimu e App Machine. Essas plataformas possibilitam a criação de aplicativos simples, através de um sistema de blocos que contêm as características e elementos básicos de um app. O usuário irá reunir os blocos que deseja e criar o aplicativo. É claro que essas ferramentas possuem muitas limitações, a maioria ainda está em fase de desenvolvimento e não oferece muitos recursos importantes.

Se a sua empresa busca um app para competir no mercado e estar entre os mais recomendados na Google Play o ideal é procurar uma empresa especializada. Uma companhia terceirizada irá oferecer uma equipe preparada e com experiência no desenvolvimento de Android app, que pode inclusive aprimorar o seu projeto, trazendo bons resultados.

Depois que o aplicativo estiver criado, é fundamental realizar uma série de testes antes do lançamento. Os testes vão identificar possíveis erros, que podem ser corrigidos antes do lançamento. Isso evita a rejeição do seu app pelos usuários, que podem ter problemas ao instalar o mesmo e assim acabar o recomendando mal na Google Play.

Agora que seu aplicativo está pronto, funcionando perfeitamente e disponível para download, invista na divulgação, ela será fundamental para o sucesso do deu app. Lembre também de ouvir a opinião dos usuários para continuar aprimorando seu app e conquistando um público cada vez maior.

Sua empresa já desenvolveu ou está desenvolvendo um Android app? Compartilhe essa experiência conosco através dos comentários.