Aplicativos iPhone, como desenvolver o primeiro para sua empresa?

O mercado de mobile é um dos que mais cresce atualmente em todo o mundo.  A Apple liderou a transformação na área de telefonia móvel implantando o conceito de lojas de aplicativos para smartphones. Isso abriu as portas para muitos negócios. Fazer parte desse novo sistema pode ser estratégico para o crescimento da sua empresa. Mas como desenvolver um iPhone app? Siga as nossas dicas.

 A primeira versão do seu Iphone app nunca será a final

 Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a primeira versão do seu aplicativo não será a definitiva. Muitos dos problemas de interface e navegabilidade são identificados somente depois do uso contínuo do aplicativo.

 Quando lançar seu iPhone app, tente oferecer ao usuário maneiras de notificar erros e problemas no software.  Isso vai te ajudar a aperfeiçoar cada vez mais o seu serviço ou produto. Ao aprimorar você estará caminhando em direção ao sucesso de seu app.

 Tenha um computador com Mac OS X.

 O kit de desenvolvimento para iOS deve ser baixado pela App Store. Para isso você precisará de um Mac rodando o OS X versão 10.7 ou mais recente. Há maneiras de instalar o Mac OS X em computadores comuns. Contudo, o mais recomendado é utilizar um hardware da Apple. Além de ter um desempenho melhor para o OS X, usar um Mac evitará bugs de dual boot.

Basicamente, dual boot consiste numa maneira alternativa de instalar sistemas operacionais no computador. Desse modo é possível ter o Windows e o Mac OS X rodando ao mesmo tempo. Contudo, os sistemas operacionais possuem características próprias com relação ao hardware. Pode ser quem um computador PC rode muito bem o Windows, mas tenha problemas de memória e processamento ao rodar o Mac OS X. Por isso, prefira sempre o hardware da Apple.

 Com o kit de desenvolvimento instalado, você vai poder dar início a criação do seu iPhone app.

 Baixe o Xcode pela App Store

 Para desenvolver um aplicativo para iPhone, iPad ou iPod Touch, você vai precisar basicamente de duas coisas. O kit de desenvolvimento específico do iOS e o software de desenvolvimento da Apple, chamado Xcode. O software development kit (SDK) do iOS estende as bibliotecas nativas do Xcode oferecendo classes específicas para os dispositivos que rodam o iOS. Para facilitar as coisas, a Apple juntou os dois recursos num único download.

 Entre na App Store e faça o download gratuito do Xcode. Ele já contém o SDK para iOS. Quando você executar o Xcode pela primeira vez, verá a instalação automática do pacote de extensão.

 O Xcode vai lhe fornecer as ferramentas necessárias para estruturar o aplicativo, escrever os códigos, desenhar a interface em um ambiente gráfico e rodar o aplicativo para testes.

 Estude Objective-C e o framework  Cocoa Touch

 Os aplicativos que rodam no iOS são escritos em Objective-C. Apesar dessa linguagem ser utilizada também para o desenvolvimento de softwares para Mac OS X, o desenvolvimento para os mobiles da Apple possui muitas peculiaridades. Isso faz com que o processo seja bastante diferente. Ou seja, mesmo programadores experientes em softwares para Mac OS X precisarão se adaptar às classes disponíveis para iOS.

 Já o Cocoa Touch é um framework desenvolvido pela Apple em Objetive-C. Frameworks são conjuntos de códigos de programação que se aplicam a diversos tipos de aplicativos diferentes. Esse conceito de programação economiza tempo e otimiza o desenvolvimento.

 O Cocoa Touch contém diversos recursos de animação, transição, manipulação de áudio, vídeo, data e fotos. É por meio dele que você poderá personalizar a maneira como as informações são recebidas e exibidas na interface dos dispositivos iOS. Ele também oferece a possibilidade de definir o modo como os usuários poderão interagir com elas.

Aplicativos de iPhone que utilizam informações do acelerômetro, câmera, GPS ou os recursos de multi-touch são feitos com o framework Cocoa Touch.

 Cadastre-se no programa de desenvolvedores da Apple.

 Há muita coisa a ser feita antes do seu aplicativo ficar pronto. O desenvolvimento é repleto de peculiaridades e o processo pode ser bastante trabalhoso. Mas quando tudo estiver finalizado, você vai querer ver o programa rodando.

 Para isso, a Apple exige um cadastro no portal de desenvolvimento deles. É preciso pagar uma taxa anual de US$ 99,00. Isso lhe dará o direito de testar o aplicativo num dispositivo real (e não somente no emulador do Xcode).

 Como um desenvolvedor cadastrado, você também terá a possibilidade de enviar seus aplicativos para a App Store. Ao fazer isso, o software passará por uma revisão e algum tempo depois você terá uma resposta. Eles podem aceitar ou recusar o aplicativo.

 Uma vez aceito, seu projeto estará dentro da App Store disponível para milhões de usuários no mundo todo. Depois de todo esse trabalho, dedique algum tempo ao marketing e divulgação do app e não deixe de acompanhar os downloads!